ADAPTAÇÃO CLIMÁTICA E GESTÃO DE ÁGUAS PLUVIAIS: ESTRATÉGIAS DE CIDADES INTELIGENTES NO NORDESTE DO BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.69609/2178-4833.2025.v16.n02.a836Resumo
Esse artigo aborda a temática das tecnologias utilizadas em cidades inteligentes para a adaptação às mudanças climáticas, com foco na concepção do manejo e gerenciamento das águas. Objetiva-se através deste, evidenciar a importância das soluções baseadas na inteligência das cidades para atenuar às mudanças climáticas relacionadas à gestão das águas, com vistas a situação da região Nordeste brasileira. Justifica-se a importância desse debate, porque a sociedade tem se preocupado com as consequências das mudanças climáticas na vida humana, no meio ambiente, na resiliência das cidades, e outros aspectos da conjuntura antropológica. A metodologia utilizada para atingir o objetivo desse artigo foi a triangulação intermétodos e a revisão bibliográfica e documental. Como resultados alcançados, esse artigo fornece um diagnóstico e uma demonstração das técnicas, tecnologias e procedimentos adotados nas urbes inteligentes com a finalidade de se adaptar às mudanças climáticas em relação as águas, destacando o contexto da região Nordeste do país. Conclui-se através desse, que as estratégias utilizadas em cidades inteligentes para adaptação às mudanças climáticas atuam na resiliência e sustentabilidade das urbes, melhorando a qualidade do meio ambiente e da vida da população.
Downloads
Métricas
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O Conselho Editorial, bem como as instituições mantenedoras do periódico, não se responsabilizam pelas opiniões, idéias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es).
Os autores, uma vez que receberem o aceite de publicação, automaticamente cedem, sem qualquer ônus, os direitos autorais, inclusive tradução, para o Latin American Journal of Business Management. A citação parcial de artigos publicados é autorizada sem restrições desde que seja identificada a fonte.

