ADAPTAÇÃO CLIMÁTICA E GESTÃO DE ÁGUAS PLUVIAIS: ESTRATÉGIAS DE CIDADES INTELIGENTES NO NORDESTE DO BRASIL

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.69609/2178-4833.2025.v16.n02.a836

Resumen

Esse artigo aborda a temática das tecnologias utilizadas em cidades inteligentes para a adaptação às mudanças climáticas, com foco na concepção do manejo e gerenciamento das águas. Objetiva-se através deste, evidenciar a importância das soluções baseadas na inteligência das cidades para atenuar às mudanças climáticas relacionadas à gestão das águas, com vistas a situação da região Nordeste brasileira. Justifica-se a importância desse debate, porque a sociedade tem se preocupado com as consequências das mudanças climáticas na vida humana, no meio ambiente, na resiliência das cidades, e outros aspectos da conjuntura antropológica. A metodologia utilizada para atingir o objetivo desse artigo foi a triangulação intermétodos e a revisão bibliográfica e documental. Como resultados alcançados, esse artigo fornece um diagnóstico e uma demonstração das técnicas, tecnologias e procedimentos adotados nas urbes inteligentes com a finalidade de se adaptar às mudanças climáticas em relação as águas, destacando o contexto da região Nordeste do país. Conclui-se através desse, que as estratégias utilizadas em cidades inteligentes para adaptação às mudanças climáticas atuam na resiliência e sustentabilidade das urbes, melhorando a qualidade do meio ambiente e da vida da população.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Métricas

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

Camila Calmon de Assis, Universidade Salvador - UNIFACS

Engenheira civil graduada em 2012. Mestranda em Desenvolvimento Regional e Urbano. Pós-graduação em Gestão de Projetos de Sistemas Estruturais em Edificações. MBA em Gestão de Negócios Imobiliários e da Construção Civil. Experiência com docência na área técnica, capacitação de professores, palestras, gestão de profissionais, ensino à distância, elaboração de orçamentos, planejamento, acompanhamento e controle da qualidade em obras. Responsável pela elaboração e revisão de livros técnicos; Constituição de situações de aprendizagem; Identificação e correção de falhas em processos; Utilização de ferramentas de qualidade e métodos de saúde e segurança em procedimentos operacionais. Sólidos conhecimentos em normas técnicas e licitações, com domínio de softwares geradores de planilhas, composições, cronogramas e análise de compatibilidade entre projetos. 

Anderson Gomes de Oliveira, Universidade Salvador - UNIFACS

Doutor em Geografia pela Universidade de Santiago de Compostela - Espanha, Pós-Doutor em Desenvolvimento Regional e Urbano pela UNIFACS. Professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional e Urbano do PPDRU/UNIFACS. Professor colaborador do PLANTERR - Programa de Pós-Graduação em Planejamento Territorial (Mestrado Profissional) da UEFS. Coordenador de Recursos Naturais e Ambientais (SEI/BA). 

Publicado

2025-12-08

Cómo citar

Calmon de Assis, C., & Gomes de Oliveira, A. (2025). ADAPTAÇÃO CLIMÁTICA E GESTÃO DE ÁGUAS PLUVIAIS: ESTRATÉGIAS DE CIDADES INTELIGENTES NO NORDESTE DO BRASIL. Latin American Journal of Business Management, 16(02). https://doi.org/10.69609/2178-4833.2025.v16.n02.a836