ATENÇÃO OFERTADA À PESSOA IDOSA: ANÁLISE DOS SERVIÇOS DE SAÚDE, SOCIAL E INTERSETORIAL NAS DIFERENTES REGIÕES BRASILEIRAS
DOI:
https://doi.org/10.69609/2178-4833.2025.v16.n1.a822Resumo
Este estudo busca analisar serviços da Atenção Primária à Saúde, Proteção Social Básica e Intersetoriais, das regiões brasileiras, visando a atenção integral da pessoa idosa. Foi realizado estudo documental de abordagem quanti-qualitativa, exploratória, descritiva, análise das frequências absolutas, relativas e destaques numéricos. Resultados indicaram que o Sul e Sudeste possuem índices mais envelhecidos, enquanto o Norte mais jovens, possivelmente por fatores socioeconômicos. O Nordeste e Centro-Oeste se destacaram devido a Unidades Básicas de Saúde (3439; 382), possivelmente pelo alto volume de atendimentos, e farmácias (2241; 826), que apesar da quantidade, aparentam enfrentar desafios de acessibilidade territorial. O Sudeste e o Norte se sobressaíram em Centros de Referência de Assistência Social (3003; 647) e Centros de Convivência (3926; 301), sugerindo maior vulnerabilidade social e mobilização para ações preventivas. O Sul e Sudeste tiveram disparidade com o Nordeste, destacando os Conselhos Municipais da Pessoa Idosa e Promotoria de Justiça, indicando participação social e ações de defesa de direitos. Conclui-se que a quantidade de serviços pode estar ligada com o número de municípios por região. Não foi possível identificar estreitamento com a qualidade de atendimento. A participação social e investigações sobre os serviços para população idosa são necessárias, visando um envelhecimento saudável.
Métricas
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O Conselho Editorial, bem como as instituições mantenedoras do periódico, não se responsabilizam pelas opiniões, idéias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es).
Os autores, uma vez que receberem o aceite de publicação, automaticamente cedem, sem qualquer ônus, os direitos autorais, inclusive tradução, para o Latin American Journal of Business Management. A citação parcial de artigos publicados é autorizada sem restrições desde que seja identificada a fonte.