COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS DO TECNÓLOGO EM PROCESSOS GERENCIAIS E A PERCEPÇÃO DOS EMPREGADORES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.69609/2178-4833.2025.v16.n1.a797

Resumo

Este estudo propõe o uso da economia circular como ferramenta estratégica para promover o correto descarte de resíduos de equipamentos eletroeletrônicos (REEE) (desktops, laptops, acessórios de informática, tablets e telefones celulares) em São Bernardo do Campo, SP. A proposta inclui a prototipação de um aplicativo móvel com uma interface interativa que visa conscientizar os moradores e conectar fabricantes, empresas e usuários em torno da gestão sustentável dos REEE. A metodologia adotada foi qualitativa exploratória e bibliográfica, integrando questionários, entrevistas, análise mercadológica e financeira, além da prototipação e validação de usabilidade do aplicativo proposto. Um dos principais desafios identificados pelas empresas entrevistadas é a mistura dos REEE com o lixo comum, o que corrobora com o resultado do estudo, onde 59% dos moradores da cidade demonstraram dificuldade em diferenciar o lixo comum dos resíduos eletrônicos. Além disso, foram destacados a falta de incentivos fiscais, a ausência de programas claros de reutilização e a escassez de soluções digitais específicas. O protótipo alcançou o índice de usabilidade de 88,7%, classificado como excelente, evidenciando sua facilidade de uso. Os usuários destacaram o incentivo ao correto descarte e a fácil interpretação das informações dos REEE. Os resultados obtidos reforçam a necessidade de uma solução digital como o aplicativo, preenchendo a lacuna entre o conhecimento sobre REEE e a prática inadequada de descarte.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Marilsa de Sá Rodrigues, Universidade de Taubaté - UNITAU

Doutora e Mestre em Administração. Graduada em Psicologia. Docente no mestrado profissional em Gestão e Desenvolvimento Regional da Universidade de Taubaté - UNITAU.

Juliana Bárbara Moraes, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - IFSP

Mestre em Gestão e Desenvolvimento Regional pela Universidade de Taubaté (UNITAU). Graduada em Administração pelo Centro Universitário do Triângulo (UNITRI). MBA em Gestão em Marketing e Comunicação pelo Instituto de Pós-Graduação de Uberlândia (IPG). Atua como Diretora Geral do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP).

Silvio Luiz da Costa, Universidade de Taubaté - UNITAU

Doutor em Educação (USP). Mestre em Ciências Sociais (PUC – SP). Graduado em Filosofia (PUC – MG). Docente e pesquisador no Pós-Graduação em Gestão e Desenvolvimento Regional (MGDR) da UNITAU. Integra os Grupos de pesquisa Avaliação e Diagnóstico do Desenvolvimento Regional e História e Patrimônio ambiental. Coordenador de Gestão do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) – Capes.  

Cleusa Vieira da Costa, Universidade de Taubaté - UNITAU

Doutora em educação no Doutorado Interinstitucional da Universidade Estácio de Sá e Universidade de Taubaté (DINTER). Mestre em Educação pela UMESP. Graduada em pedagogia pela UNITAU. Professora do Mestrado Profissional em Educação da UNITAU. Coordenadora do Projeto extensionista Contos e Encantos. Coordenadora de ária do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) – Capes.  

Downloads

Publicado

30.06.2025

Como Citar

de Sá Rodrigues, M., Moraes, J. B., da Costa, S. L., & Vieira da Costa, C. (2025). COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS DO TECNÓLOGO EM PROCESSOS GERENCIAIS E A PERCEPÇÃO DOS EMPREGADORES . Latin American Journal of Business Management, 16(1). https://doi.org/10.69609/2178-4833.2025.v16.n1.a797