APLICAÇÃO DA ESTRATÉGIA PROSPECTIVA NA PROPOSTA DE VALOR DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO TECNOLÓGICO DE NÍVEL SUPERIOR
DOI:
https://doi.org/10.69609/2178-4833.2025.v16.n1.a773Resumo
A elaboração de planos estratégicos é vital às organizações, uma vez que o crescente grau de incerteza as obriga a não mais se basear, tão somente, nas previsões que consideram o histórico e extrapolam os dados. Há que se contemplar, além destas tendências, outras que se manifestam sinalizando diferentes aspectos na política, economia, campo social, tecnológico, ambiental e áreas legais. É neste contexto que este estudo analisa resultados de previsões convencionais (forecast), comparando-os com uma metodologia prospectiva (foresight), usados como subsídio ao plano estratégico de uma Instituição de Ensino Tecnológico de Nível Superior. Em primeira instância, utilizando a metodologia de previsão convencional (forecast) e partindo de dados históricos, notou-se a tendência exponencial negativa no indicador eleito. Em segunda instância utilizou-se a metodologia prospectiva (foresight). Às forças transformadoras (drivers) obtidas pela técnica Delphi foram consideradas na Análise de Impacto das Tendências (TIA), mediante curva impactada para um horizonte de futuro de cinco anos. Para obter dados com níveis de confiança apurados utilizou-se a simulação de Monte Carlo, que se vale de números aleatórios para distribuição de probabilidades; enquanto a matriz de incerteza e impacto, a roda de futuros e a análise de cenários contribuíram na análise. Os resultados se mostraram promissores, vislumbrando futuros possíveis a serem incluídos e discutidos em um plano estratégico, compondo, com as ferramentas de previsão existentes, uma abordagem crível e completa.
Métricas
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O Conselho Editorial, bem como as instituições mantenedoras do periódico, não se responsabilizam pelas opiniões, idéias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es).
Os autores, uma vez que receberem o aceite de publicação, automaticamente cedem, sem qualquer ônus, os direitos autorais, inclusive tradução, para o Latin American Journal of Business Management. A citação parcial de artigos publicados é autorizada sem restrições desde que seja identificada a fonte.