E-WASTE HERO: APLICATIVO MÓVEL COMO FERRAMENTA DE ECONOMIA CIRCULAR PARA PROMOÇÃO DO CORRETO DESCARTE DE RESÍDUOS DE EQUIPAMENTO ELETROELETRÔNICO (REEE) DE LINHA VERDE NA CIDADE DE SÃO BERNARDO DO CAMPO (SP).
DOI:
https://doi.org/10.69609/2178-4833.2025.v16.n1.a820Resumo
Este estudo propõe o uso da economia circular como ferramenta estratégica para promover o correto descarte de resíduos de equipamentos eletroeletrônicos (REEE) (desktops, laptops, acessórios de informática, tablets e telefones celulares) em São Bernardo do Campo, SP. A proposta inclui a prototipação de um aplicativo móvel com uma interface interativa que visa conscientizar os moradores e conectar fabricantes, empresas e usuários em torno da gestão sustentável dos REEE. A metodologia adotada foi qualitativa exploratória e bibliográfica, integrando questionários, entrevistas, análise mercadológica e financeira, além da prototipação e validação de usabilidade do aplicativo proposto. Um dos principais desafios identificados pelas empresas entrevistadas é a mistura dos REEE com o lixo comum, o que corrobora com o resultado do estudo, onde 59% dos moradores da cidade demonstraram dificuldade em diferenciar o lixo comum dos resíduos eletrônicos. Além disso, foram destacados a falta de incentivos fiscais, a ausência de programas claros de reutilização e a escassez de soluções digitais específicas. O protótipo alcançou o índice de usabilidade de 88,7%, classificado como excelente, evidenciando sua facilidade de uso. Os usuários destacaram o incentivo ao correto descarte e a fácil interpretação das informações dos REEE. Os resultados obtidos reforçam a necessidade de uma solução digital como o aplicativo, preenchendo a lacuna entre o conhecimento sobre REEE e a prática inadequada de descarte.
Métricas
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O Conselho Editorial, bem como as instituições mantenedoras do periódico, não se responsabilizam pelas opiniões, idéias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es).
Os autores, uma vez que receberem o aceite de publicação, automaticamente cedem, sem qualquer ônus, os direitos autorais, inclusive tradução, para o Latin American Journal of Business Management. A citação parcial de artigos publicados é autorizada sem restrições desde que seja identificada a fonte.