ANALYSIS OF THE EFFICIENCY IN THE PRODUCTIVITY OF OILSEEDS EXPLOITED FOR BIODIESEL IN BRAZIL
DOI:
https://doi.org/10.69609/2178-4833.2025.v16.n1.a767Resumo
Esta pesquisa analisa a eficiência produtiva de soja, milho, algodão, amendoim, palma oleaginosa, girassol e canola, que são exploradas na produção de biodiesel no Brasil. Os dados foram tratados utilizando-se a técnica Data Envelopment Analysis - DEA. Dos 23 municípios produtores de soja, 13 alcançaram eficiência (56%), no entanto, do ponto de vista ambiental, a soja não é a melhor escolha para a produção de biodiesel, pois tem um dos menores rendimentos em óleo por kg/ha (51%) e o menor balanço energético (1,3:1). No entanto, sua escala de produção garante sua participação na cadeia produtiva do biodiesel. Dos 19 municípios produtores de milho, seis são eficientes (31%), é a segunda melhor produtividade média (5.760 kg/ha), com rendimento em kg/h de 14,17% e balanço energético de 1,42:1. Nos sete municípios produtores de pluma de algodão (processado), sua produtividade chega a 1/3 da produtividade dos cinco produtores de algodão semente (eficiente, a terceira melhor produtividade média com 4.290 kg/ha), rendimento em kg/ha de 45% e balanço energético de 1,77:1. Em peanuts, dez municípios são eficientes (37%). No óleo de palma, oito municípios são eficientes e este tem a melhor produtividade média: 25.780 kg/ha, o segundo melhor rendimento em kg/ha (280%) e o melhor balanço energético (5,6:1), além de gerar dois óleos (a palmeira do mesocarpo e a palmeira do endocarpo). Em girassol e canola, sete municípios são eficientes. Os custos dos insumos com SMFA (sigla em português para sementes, mudas, fertilizantes e pesticidas) limitam a eficiência na produtividade.
Métricas
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O Conselho Editorial, bem como as instituições mantenedoras do periódico, não se responsabilizam pelas opiniões, idéias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es).
Os autores, uma vez que receberem o aceite de publicação, automaticamente cedem, sem qualquer ônus, os direitos autorais, inclusive tradução, para o Latin American Journal of Business Management. A citação parcial de artigos publicados é autorizada sem restrições desde que seja identificada a fonte.