ANALYSIS OF THE EFFICIENCY IN THE PRODUCTIVITY OF OILSEEDS EXPLOITED FOR BIODIESEL IN BRAZIL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.69609/2178-4833.2025.v16.n1.a767

Resumo

Esta pesquisa analisa a eficiência produtiva de soja, milho, algodão, amendoim, palma oleaginosa, girassol e canola, que são exploradas na produção de biodiesel no Brasil. Os dados foram tratados utilizando-se a técnica Data Envelopment Analysis - DEA. Dos 23 municípios produtores de soja, 13 alcançaram eficiência (56%), no entanto, do ponto de vista ambiental, a soja não é a melhor escolha para a produção de biodiesel, pois tem um dos menores rendimentos em óleo por kg/ha (51%) e o menor balanço energético (1,3:1). No entanto, sua escala de produção garante sua participação na cadeia produtiva do biodiesel. Dos 19 municípios produtores de milho, seis são eficientes (31%), é a segunda melhor produtividade média (5.760 kg/ha), com rendimento em kg/h de 14,17% e balanço energético de 1,42:1. Nos sete municípios produtores de pluma de algodão (processado), sua produtividade chega a 1/3 da produtividade dos cinco produtores de algodão semente (eficiente, a terceira melhor produtividade média com 4.290 kg/ha), rendimento em kg/ha de 45% e balanço energético de 1,77:1. Em peanuts, dez municípios são eficientes (37%). No óleo de palma, oito municípios são eficientes e este tem a melhor produtividade média: 25.780 kg/ha, o segundo melhor rendimento em kg/ha (280%) e o melhor balanço energético (5,6:1), além de gerar dois óleos (a palmeira do mesocarpo e a palmeira do endocarpo). Em girassol e canola, sete municípios são eficientes. Os custos dos insumos com SMFA (sigla em português para sementes, mudas, fertilizantes e pesticidas) limitam a eficiência na produtividade.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Simão Pereira da Silva Pereira, UFVJM - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri

Doutorado em Biocombustíveis pelo PPGBIOCOMB - Programa de Pós-graduação em Biocombustíveis da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM/UFU). Mestre em Administração (FIPEL/MG), Especialização em Auditoria (PUCMINAS) e Graduação em Ciências Contábeis (FIC). Docente do PPGAP/UFVJM - Programa de Pós-Graduação em Administração Pública. É Professor Associado do DCCO/UFVJM - Departamento de Ciências Contábeis. Membro do Grupo de Pesquisa e Estudos em Administração Pública da Educação a Distância GPEAP.

Alexandre Sylvio Vieira da Costa, UFVJM - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri

Engenheiro Agrônomo formado pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, mestrado em Fitotecnia pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro/Embrapa Agrobiologia, doutorado em Fitotecnia (Produção Vegetal) pela Universidade Federal de Viçosa e pós-doutorado pela Universidade Federal de Minas Gerais na área de geociências. Atualmente é professor/orientador da UFVJM - Campus Mucuri, do curso de Engenharia Hídrica, Doutorado em Biocombustíveis e Mestrado Profissional Interdisciplinar em Tecnologia, ambiente e sociedade da UFVJM e Coordenador do Nitec (Núcleo de Inovação Tecnológica) da UFVJM.

Downloads

Publicado

30.06.2025

Como Citar

Pereira, S. P. da S., & Alexandre Sylvio Vieira da Costa. (2025). ANALYSIS OF THE EFFICIENCY IN THE PRODUCTIVITY OF OILSEEDS EXPLOITED FOR BIODIESEL IN BRAZIL. Latin American Journal of Business Management, 16(1). https://doi.org/10.69609/2178-4833.2025.v16.n1.a767