A INOVAÇÃO E APROPRIABILIDADE NO PARQUE TECNOLÓGICO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO (UFRJ)
DOI:
https://doi.org/10.69609/2178-4833.2025.v16.n02.a834Resumen
A indústria fluminense tem como destaque a indústria de petróleo, na qual o Parque Tecnológico da Universidade Federal do Rio de Janeiro desempenha um papel importante, contribuindo para o desenvolvimento regional. Esta indústria é caracterizada pela inovação em redes de cooperação e parcerias em que as empresas atuam desta forma por não deterem todas as competências e também como forma de minimizar riscos e custos. Este trabalho buscou verificar de que forma as empresas da indústria de petróleo instaladas no Parque Tecnológico da Universidade Federal do Rio de Janeiro se organizam em parcerias para inovar. Além disso, buscou avaliar quando inovam de que forma se apropriam de seus resultados para justificar o esforço empreendido. O estudo revelou que tais empresas fazem uso dos instrumentos de propriedade intelectual (patentes, transferência de tecnologia e programa de computador) e instrumentos não formais (segredo industrial, tempo de liderança e complexidade no desenho).
Descargas
Métricas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
O Conselho Editorial, bem como as instituições mantenedoras do periódico, não se responsabilizam pelas opiniões, idéias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es).
Os autores, uma vez que receberem o aceite de publicação, automaticamente cedem, sem qualquer ônus, os direitos autorais, inclusive tradução, para o Latin American Journal of Business Management. A citação parcial de artigos publicados é autorizada sem restrições desde que seja identificada a fonte.

