PROCESSAMENTO DE BANANA VERDE NO BRASIL: ESTADO DA ARTE
DOI:
https://doi.org/10.69609/2178-4833.2025.v16.n1.a769Resumen
A cadeia produtiva da banana é uma importante cadeia do agronegócio brasileiro. A cultura está distribuída por todo o território nacional, explorada principalmente pela agricultura familiar, mas igualmente atrativa para a agricultura empresarial. Ao longo de sua cadeia, uma boa parte da produção é perdida com frutos sem valor comercial. Contudo, esses frutos podem ser utilizados como matéria-prima para o processamento. A banana verde é um alimento com características funcionais e tem sido objeto de estudo de muitos pesquisadores. Assim, esta pesquisa buscou conhecer o Estado da Arte do processamento da banana verde no Brasil. Para esse objetivo, foi realizada uma pesquisa exploratória por meio de buscador online e pesquisa in situ na Zona Cerealista de São Paulo. O processamento da banana verde é empregado principalmente para a produção de chips, farinha e biomassa, que, em parte, podem ser comercializados como alimentos ou como ingredientes para a indústria. A atividade é explorada principalmente por microempresas, rurais ou urbanas, mas está bem distribuída por empresas de outros portes. Nos estabelecimentos físicos, há uma preferência pelos produtos a granel, os quais são facilmente encontrados nas lojas. Nas embalagens, são exploradas informações relacionadas à saúde, meio ambiente, cultura e ligações familiares, porém faltam informações mais detalhadas sobre a matéria-prima. Apesar de popular na comunidade científica, o amido de banana não foi encontrado para comercialização. O estudo quantificou e categorizou o cenário dos produtos e fabricantes ativos no processamento da banana verde, mas não permite avaliar tendências, para a qual seriam necessárias mais pesquisas.
Métricas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
O Conselho Editorial, bem como as instituições mantenedoras do periódico, não se responsabilizam pelas opiniões, idéias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es).
Os autores, uma vez que receberem o aceite de publicação, automaticamente cedem, sem qualquer ônus, os direitos autorais, inclusive tradução, para o Latin American Journal of Business Management. A citação parcial de artigos publicados é autorizada sem restrições desde que seja identificada a fonte.