Estrategias Predictivas Combatiendo la Deserción Escolar en la Educación Técnica

Análisis de Regresión Lineal Múltiple en Datos de Cursos Técnicos para Prever y Combatir Tendencias de Deserción

Autores/as

  • Patrick Rogers de Souza Senai Félix Guisard
  • Júlio César Prado Ribeiro Faculdade SENAI Félix Guisard
  • Kátia Celina Da Silva Richetto UNITAU - Universidade de Taubaté
  • Cristie Diego Pimenta Faculdade SENAI Félix Guisard

Resumen

La deserción escolar en cursos Técnicos y Profesionalizantes representa un desafío significativo, causando impactos negativos en el desarrollo educativo y generando pérdidas financieras para las instituciones. A pesar de su relevancia, existe una laguna en la literatura sobre enfoques predictivos para combatir la deserción. Este estudio aborda la modelización matemática y el análisis de regresión para comprender y anticipar las tasas de deserción en nuevos cursos. Utilizando regresión lineal múltiple en datos de 688 clases de 2017-2018 de una escuela técnica, se identificaron correlaciones significativas entre variables y deserción, con énfasis en el horario de las clases como factor crítico. El estudio concluye destacando la importancia de considerar el horario de las clases en estrategias de retención y subraya la aplicación de métodos matemáticos en la educación. Como resultado, se generó una fórmula, a través de Minitab, para prever la deserción con precisión, ofreciendo una herramienta valiosa para instituciones educativas.

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Biografía del autor/a

Patrick Rogers de Souza, Senai Félix Guisard

Especialista em Lean Manufacturing, padronização e processos de melhoria contínua. Term formação em Engenharia da Qualidade e mais de uma década de experiência como consultor e professor no SENAC e SENAI.

Júlio César Prado Ribeiro, Faculdade SENAI Félix Guisard

Possui Técnico em Mecânica pela Escola Senai Félix Guisard de Taubaté, graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade de Taubaté (UNITAU) e Pós-graduado em Engenharia da Qualidade pela Faculdade de Tecnologia SENAI Félix Guisard de Taubaté.

Kátia Celina Da Silva Richetto, UNITAU - Universidade de Taubaté

Possui graduação em Escola de Engenharia de Lorena (EEL/USP), mestrado em Engenharia Mecânica na Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá (UNESP), doutorado em Engenharia de Materiais pela EEL/USP, especialização em Educação a Distância e especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho (UNISA). Pós-Doutoranda em Neurociência Aplicada a Educação, cursando Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho. Atualmente é professora assistente doutora da Universidade de Taubaté do Mestrado Profissional em Educação.

Cristie Diego Pimenta, Faculdade SENAI Félix Guisard

Pós-doutorado em Estatística Avançada (UNESP). Doutor em Engenharia Mecânica com especialidade em Projeto de Experimentos (UNESP) e Mestre em Engenharia Mecânica (UNESP). Pós- graduado em Engenharia da Qualidade (USP), Projetista de Produto (Bacharelado), Black Belt em Lean Six Sigma e Curso de Extensão em Statistics for Business and Industry no British Columbia Institute of Technology (Vancouver-Canadá).

Publicado

2023-12-15

Cómo citar

de Souza, P. R., Ribeiro, J. C. P., Richetto, K. C. D. S., & Pimenta, C. D. (2023). Estrategias Predictivas Combatiendo la Deserción Escolar en la Educación Técnica: Análisis de Regresión Lineal Múltiple en Datos de Cursos Técnicos para Prever y Combatir Tendencias de Deserción. Latin American Journal of Business Management, 14(2). Recuperado a partir de https://www.lajbm.com.br/journal/article/view/752