Satisfação de compradores e posicionamento estratégico no B2B: uma proposta de aplicação de resultados de pesquisa na formulação de estratégias

Autores/as

  • Márcio Roberto Moran
  • Marco Antônio Silva
  • Neilson Carlos Ramalho
  • Maria Aparecida Gouvêa

Palabras clave:

Satisfação de compradores, Posicionamento estratégico, Análise de conglomerados, Mercados industriais

Resumen

Esta investigação contempla a identificação de atributos de satisfação que mais discriminam grupos de compradores de máquinas para o beneficiamento de vidros e, também, o mapeamento dos diversos grupos de compradores sob a ótica da satisfação nos produtos adquiridos. Prioritariamente, porém, este trabalho propõe o uso de uma ferramenta que facilite a identificação do tipo de posicionamento estratégico a ser adotado por empresas que disponham de resultados de pesquisas de satisfação de clientes. No plano metodológico, trata-se de um estudo exploratório e descritivo, realizado a partir de uma amostra de 138 casos, por meio da Análise de Conglomerados. As realizações deste estudo contribuem, portanto, para o avanço do conhecimento sobre setores pouco explorados na literatura científica, bem como ampliam a discussão sobre a relevância das pesquisas de satisfação nos processos de formulação de estratégias.

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Cómo citar

Moran, M. R., Silva, M. A., Ramalho, N. C., & Gouvêa, M. A. (2014). Satisfação de compradores e posicionamento estratégico no B2B: uma proposta de aplicação de resultados de pesquisa na formulação de estratégias. Latin American Journal of Business Management, 4(2). Recuperado a partir de https://www.lajbm.com.br/journal/article/view/171

Número

Sección

Artigos Científicos