A organização humana como agente e sujeito da gestão do conhecimento
Palabras clave:
Gestão do Conhecimento, Organização Humana, Ambiente Tecnológico, Ambiente de NegóciosResumen
O objetivo deste artigo é descrever a contribuição da organização humana, composta pela Cultura Organizacional, Liderança e Recursos Humanos, na Gestão do Conhecimento, tomando como referência a experiência e a percepção de valor agregado em uma indústria de base tecnológica brasileira. A pesquisa empírica desenvolvida foi parcialmente inspirada no modelo desenvolvido por pesquisadores do Instituto Fraunhofer Competence Center of Knowledge Management, da Alemanha, o qual identificou os elementos formadores do conhecimento nos processos essenciais do negócio nas maiores empresas européias. Destas, mais de 76% utiliza tecnologia intensiva. Os pesquisadores focalizaram as duas naturezas específicas de processos envolvidos na gestão do conhecimento organizacional: a organização técnica, traduzida por sistemas de controle, normas e organização e tecnologia da informação, não contemplado nesta pesquisa; e a organização humana, sob a perspectiva de Recursos Humanos, da Liderança e da Cultura Organizacional. Este último eixo serviu como recorte para a pesquisa empírica, aplicada em uma indústria nacional de alta tecnologia, de relevo mundial no seu setor de atuação. A pesquisa foi fundamentada por abordagem quali-quantitativa, e respaldada por instrumentos de levantamento de dados, cujos conteúdos contemplam os fundamentos conceituais identificados em extensa pesquisa bibliográfica. Os resultados obtidos evidenciam a importância e a influência da organização humana no ciclo da Gestão do Conhecimento, evidenciando a necessidade de identificação psicossocial dos atores com o objeto produzido e com o mito da perenidade através do produto. Além da percepção da pertinência ao grupo, destacado como elite no setor de atividade.Métricas
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Cómo citar
Santos, I. C. dos. (2011). A organização humana como agente e sujeito da gestão do conhecimento. Latin American Journal of Business Management, 1(2). Recuperado a partir de https://www.lajbm.com.br/journal/article/view/12
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Sección
Artigos Científicos
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