Editorial

SABERES, TERRITÓRIOS E PRÁTICAS PARA A TRANSFORMAÇÃO SOCIAL

Authors

DOI:

https://doi.org/10.69609/2178-4833.2025.v16.n1.a837

Abstract

A edição de janeiro a junho de 2025 da Latin American Journal of Business Management (LAJBM) reúne uma coletânea de estudos que refletem os múltiplos caminhos pelos quais o conhecimento acadêmico, a gestão pública e privada e as práticas territoriais se entrelaçam para promover transformações sociais significativas. Sob o tema “Saberes, Territórios e Práticas para a Transformação Social”, os artigos aqui apresentados revelam a potência da pesquisa aplicada e interdisciplinar na construção de soluções sustentáveis, inclusivas e voltadas ao bem-estar coletivo.
Os trabalhos contemplam uma diversidade de temas que, embora distintos, convergem em seu propósito de provocar mudanças estruturantes. Exemplos disso são as análises sobre a atenção ofertada à pessoa idosa nas diferentes regiões brasileiras, que evidenciam os desafios da intersetorialidade e da equidade no cuidado e a experiência do navio hospital-escola Abaré, que reafirma a importância da gestão territorial sensível às realidades amazônicas.
LAJBM também destaca, nesta edição, estudos voltados à educação superior e ao mercado de trabalho, como a investigação sobre as competências do tecnólogo em processos gerenciais na visão dos empregadores e os desafios de alinhar a formação profissional às demandas socioeconômicas regionais. No campo da sustentabilidade e da inovação, o astroturismo é explorado como vetor promissor de desenvolvimento regional, e o aplicativo E-Waste Hero surge como exemplo de tecnologia social voltada à economia circular e à educação ambiental.
A avaliação da implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) no consórcio CIOESTE ilustra os avanços e entraves enfrentados pelos governos locais na internalização da Agenda 2030. Nesse mesmo contexto, o artigo que propõe cenários futuros para o desenvolvimento municipal no Vale do Paraíba Paulista amplia o debate sobre planejamento estratégico territorial.
Ao reunir essas contribuições, esta edição de LAJBM reafirma o papel fundamental da ciência aplicada na promoção de territórios mais justos, resilientes e sustentáveis. Convida-se, portanto, o leitor a percorrer essas páginas com o olhar atento às interações entre saberes, territórios e práticas que, em diálogo, constroem novas possibilidades de futuro.
Desejamos uma excelente leitura!
Editores da LAJBM

Metrics

Metrics Loading ...

Author Biographies

Lourival da Cruz, Universidade de Taubaté

Pós-doutorado e Doutorado em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP), Mestrado em Linguística Aplicada e Graduação em Jornalismo pela Universidade de Taubaté (UNITAU). Professor Assistente III no Departamento de Comunicação e Negócios da UNITAU, Docente e pesquisador do Mestrado e Doutorado Acadêmico em Planejamento e Desenvolvimento Regional e do Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento Regional da UNITAU.

Marcia Regina de Oliveira, Universidade de Taubaté - UNITAU

Doutora em Planejamento Urbano e Regional pela Universidade do Vale do Paraíba (UNIVAP), Mestre em Gestão e Desenvolvimento Regional pela Universidade de Taubaté (UNITAU), pós-graduada em Gestão de Recursos Humanos com ênfase em Desenvolvimento Organizacional (UNITAU) e em Tecnologias em Educação a Distância pela Universidade da Cidade (UNICID) e Bacharel em Administração pelo Centro Universitário Módulo. É docente do Departamento de Gestão e Negócios da UNITAU e na UNIVAP. É professora e pesquisadora no Programa de Mestrado em Gestão e Desenvolvimento Regional da UNITAU e professora e pesquisadora colaboradora do Programa de Mestrado Profissional em Educação, na mesma instituição. É Diretora-Presidente da Fundação de Apoio à Pesquisa, Tecnologia e Inovação da UNITAU - Fapeti.

Published

2025-06-30

How to Cite

Lourival da Cruz, & de Oliveira, M. R. (2025). Editorial: SABERES, TERRITÓRIOS E PRÁTICAS PARA A TRANSFORMAÇÃO SOCIAL. Latin American Journal of Business Management, 16(1). https://doi.org/10.69609/2178-4833.2025.v16.n1.a837