EDUCAÇÃO E GESTÃO: PONTOS-CHAVE PARA UM DESENVOLVIMENTO DE SUCESSO E FOMENTO DA AUTOSSUSTENTABILIDADE

Authors

Abstract

O processo ensino-aprendizagem, desde que fomentado pelos princípios da autossustentabilidade, contribui como ingrediente chave para um desempenho de sucesso quando permite o desenvolvimento de novas metodologias de ensino baseadas em evidências, partindo do princípio de que habilidades e competências podem ser treinadas e melhoradas com o uso de tecnologias específicas e com a repetitividade, atingindo, assim, uma educação de qualidade e com gestão voltada para o sucesso. A educação e a gestão são fatores essenciais para o desenvolvimento, pois contribuem para o aprimoramento humano, o aumento da produtividade e a melhoria da qualidade de vida. A educação é essencial para a formação de gestores competentes, ao prepará-los para uma gestão eficaz na arte de liderar e se comunicar bem. A educação, a gestão e o desenvolvimento estão intrinsecamente relacionados no processo de aprendizagem, pois os indivíduos, para desenvolverem suas habilidades e seus conhecimentos, necessitam ter uma gestão atual e eficaz do autodesenvolvimento sustentável. O objetivo deste artigo de revisão é demonstrar a intersecção entre gestão, educação e sustentabilidade. A metodologia adotada contou com a busca por publicações inerentes ao tema desta pesquisa em plataformas que hospedam publicações relevantes sobre o assunto, originárias de autores renomados. Como resultado, compilou-se uma discussão inusitada, identificando situações em que o principal protagonista, os alunos, podem evadir quando não estão satisfeitos. Conclui-se que a educação de qualidade e a gestão alicerçam e preparam os indivíduos para o autodesenvolvimento e minimizam o risco de evasão, o que é essencial para o desenvolvimento de qualquer instituição de ensino, seja ela pública, privada ou sem fins lucrativos.

Metrics

Metrics Loading ...

Author Biographies

Marcia Regina de Oliveira, Universidade de Taubaté

Doutora em Planejamento Urbano e Regional. Docente nos cursos de graduação e pós-graduação da UNITAU. Atua como professora e pesquisadora no Programa de Mestrado em Gestão e Desenvolvimento Regional da UNITAU. Diretora-Presidente da Fundação de Apoio à Pesquisa, Tecnologia e Inovação da UNITAU.

Roque Antônio de Moura, Universidade de Taubaté

Doutor em Engenharia Biomédica. Docente titular nos cursos da FATEC SJC. Coordenador e docente nos cursos de Pós-graduação da UNITAU. Pesquisador do programa de Pós-doutorado da USP no “Mapeamento com tecnologias digitais, do estímulo cerebral durante o aprendizado com projetos identificando: nível de interesse e impacto na evasão escolar".

Messias Borges Silva, UNESP / USP-EEL

Livre-docente em Engenharia de Produção. Professor Titular da UNESP e USP-EEL. Colíder da Iniciativa CDIO (concieve-design-implement-operate) na América Latina. Vice-coordenador no núcleo local (Unesp - Guaratinguetá) do IEP3 - Instituto de Educação e Pesquisa em Práticas Pedagógicas da UNESP.

Published

2023-12-15

How to Cite

Oliveira, M. R. de, Moura, R. A. de, & Silva, M. B. (2023). EDUCAÇÃO E GESTÃO: PONTOS-CHAVE PARA UM DESENVOLVIMENTO DE SUCESSO E FOMENTO DA AUTOSSUSTENTABILIDADE . Latin American Journal of Business Management, 14(2). Retrieved from https://www.lajbm.com.br/journal/article/view/755