Gestão do conhecimento organizacional: uma abordagem nas prestadoras de serviços contábeis

Authors

  • Gessy Dhein Oliveira
  • Deyvison de Lima Oliveira
  • Elizângela Maria Oliveira Custódio
  • Estela Pitwak Rossoni

Keywords:

conhecimento organizacional, gestão do conhecimento, organizações contábeis, colaboradores internos

Abstract

Este artigo objetiva identificar elementos que caracterizem a gestão do conhecimento organizacional pelos gestores de organizações prestadoras de serviços contábeis no município de Vilhena (RO), tomando como unidade de análise os colaboradores internos. A metodologia utilizada foi o Estudo de Casos múltiplos. Para coleta de dados, empregou-se questionário estruturado – em entrevista pessoal com os gestores. A definição dos casos foi de forma aleatória. Ao final da pesquisa verificou-se que há uma grande preocupação dos gestores em terem colaboradores bem formados e informados; que os colaboradores recebem incentivos financeiros e morais por compartilhar novas idéias que tragam benefícios para a organização; que existe uma preocupação por parte das organizações em gerenciar os conhecimentos de seus colaboradores, para que os mesmos sejam motivados à atualização constante e uma preocupação com o crescimento de seus conhecimentos profissionais, tendo um colaborador mais comprometido com as soluções que a organização pode fornecer aos seus clientes.

Downloads

Download data is not yet available.

Metrics

Metrics Loading ...

How to Cite

Oliveira, G. D., Oliveira, D. de L., Custódio, E. M. O., & Rossoni, E. P. (2012). Gestão do conhecimento organizacional: uma abordagem nas prestadoras de serviços contábeis. Latin American Journal of Business Management, 2(2). Retrieved from https://www.lajbm.com.br/journal/article/view/29

Issue

Section

Articles