A INOVAÇÃO E APROPRIABILIDADE NO PARQUE TECNOLÓGICO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO (UFRJ)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.69609/2178-4833.2025.v16.n02.a834

Resumo

A indústria fluminense tem como destaque a indústria de petróleo, na qual o Parque Tecnológico da Universidade Federal do Rio de Janeiro desempenha um papel importante, contribuindo para o desenvolvimento regional. Esta indústria é caracterizada pela inovação em redes de cooperação e parcerias em que as empresas atuam desta forma por não deterem todas as competências e também como forma de minimizar riscos e custos. Este trabalho buscou verificar de que forma as empresas da indústria de petróleo instaladas no Parque Tecnológico da Universidade Federal do Rio de Janeiro se organizam em parcerias para inovar. Além disso, buscou avaliar quando inovam de que forma se apropriam de seus resultados para justificar o esforço empreendido. O estudo revelou que tais empresas fazem uso dos instrumentos de propriedade intelectual (patentes, transferência de tecnologia e programa de computador) e instrumentos não formais (segredo industrial, tempo de liderança e complexidade no desenho).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Christina Elisabeth Fischer Mattoso Maia Forte, IBGE

Mestre em Propriedade Intelectual e Inovação pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), Especialistas em informações estatísticas no Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Rio de Janeiro/RJ.

Dirceu Yoshikazu Teruya, INPI

Doutor Integração da América Latina da universidade de São Paulo, Instituto Nacional da propriedade Industrial (INPI), Rio de Janeiro/RJ.

Marcia Franca Ribeiro, IBGE

Doutora em Engenharia de Processos Químicos e Bioquímicos, UFRJ, Analista de CT&I, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Rio de Janeiro/RJ.

Downloads

Publicado

08.12.2025

Como Citar

Fischer Mattoso Maia Forte, C. E., Yoshikazu Teruya, D., & Franca Ribeiro, M. (2025). A INOVAÇÃO E APROPRIABILIDADE NO PARQUE TECNOLÓGICO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO (UFRJ). Latin American Journal of Business Management, 16(02). https://doi.org/10.69609/2178-4833.2025.v16.n02.a834