A IMPORTÂNCIA DO TERCEIRO SETOR NO CUIDADO INTEGRAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES COM CÂNCER NO BRASIL: ANÁLISE DOS ÚLTIMOS ANOS DA ASSOCIAÇÃO PETER PAN (2020 A 2024)
DOI:
https://doi.org/10.69609/2178-4833.2025.v16.n02.a833Resumo
A saúde é um direito fundamental garantido pela Constituição Brasileira, sendo responsabilidade do Estado, das empresas e da sociedade. No Brasil, o terceiro setor tem desempenhado um papel essencial na ampliação do acesso à saúde, especialmente para populações vulneráveis. Associação Peter Pan (APP), tem sido um importante agente de transformação na assistência oncológica pediátrica no Ceará. Este artigo utiliza o método de Estudo de Caso Único para analisar as práticas da APP no apoio a pacientes com câncer infantil no Ceará entre 2020 e 2024. A pesquisa aborda quatro eixos principais: Promoção da Saúde, Prevenção e Educação, Enfrentamento do Tratamento Curativo e Cuidados de Finitude/Terminalidade de Vida. A análise focou nos benefícios oferecidos pela ONG em áreas como suporte nutricional, atendimento psicológico, cursos de capacitação e cuidados paliativos.
Entre 2020 e 2024, a APP manteve suas atividades, mesmo durante a pandemia. Destacam-se a entrega anual de mais de 9 mil cestas nutricionais, a ampliação do ambulatório de nutrição, a implementação do Curso EAD "Salvando Vidas" e o aumento nos atendimentos de psicologia e psiquiatria, refletindo maior foco na saúde mental. As atividades de integração social cresceram, e o apoio na terminalidade de vida se expandiu, com iniciativas como o projeto "Realizando sonhos" e o apoio a mães enlutadas. A APP tem sido essencial no apoio a crianças com câncer no Ceará. Suas ações, como suporte nutricional, educação, apoio psicológico e cuidados no final da vida, impactaram positivamente os pacientes. A organização reforça a importância do terceiro setor na saúde pública, com ações que ampliam a assistência oncológica pediátrica no Brasil.
Downloads
Métricas
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O Conselho Editorial, bem como as instituições mantenedoras do periódico, não se responsabilizam pelas opiniões, idéias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es).
Os autores, uma vez que receberem o aceite de publicação, automaticamente cedem, sem qualquer ônus, os direitos autorais, inclusive tradução, para o Latin American Journal of Business Management. A citação parcial de artigos publicados é autorizada sem restrições desde que seja identificada a fonte.

