PADRÕES DE INOVAÇÃO EM MICRO E PEQUENAS EMPRESAS DO ESTADO DE SÃO PAULO: UMA ANÁLISE DE CORRESPONDÊNCIA DO RADAR DE INOVAÇÃO DO SEBRAE
DOI:
https://doi.org/10.69609/2178-4833.2025.v16.n02.a828Resumo
Este estudo investiga os padrões de inovação em micro e pequenas empresas (MPEs) dos setores de indústria e serviços no estado de São Paulo, com base em uma análise do Radar de Inovação do SEBRAE. Utilizamos uma base de dados inédita do SEBRAE/SP, composta por 18.835 MPEs participantes do Programa Agentes Locais de Inovação (ALI). A partir de uma revisão das dimensões do Radar da Inovação, buscamos alinhar sua estrutura às discussões contemporâneas da literatura. Aplicamos a análise de correspondência para identificar associações entre fatores de inovação e empresas inovadoras em diferentes segmentos. Os principais fatores identificados foram network, estrutura organizacional e aprendizagem organizacional, sendo o primeiro o mais relevante para avaliar o potencial inovador das MPEs. Os segmentos com maior destaque em inovação foram Tecnologia da Informação (TI) e Confecção. Além de contribuir para a compreensão do fenômeno da inovação em MPEs paulistas, os achados oferecem insights para políticas públicas e estratégias empresariais voltadas ao fortalecimento da inovação.
Downloads
Métricas
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O Conselho Editorial, bem como as instituições mantenedoras do periódico, não se responsabilizam pelas opiniões, idéias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es).
Os autores, uma vez que receberem o aceite de publicação, automaticamente cedem, sem qualquer ônus, os direitos autorais, inclusive tradução, para o Latin American Journal of Business Management. A citação parcial de artigos publicados é autorizada sem restrições desde que seja identificada a fonte.

