A GESTÃO NO NAVIO HOSPITAL-ESCOLA ABARÉ NA REGIÃO DO RIO TAPAJÓS/PA: "O AMIGO QUE CUIDA" NA AMAZÔNIA
"THE FRIEND WHO PROVIDES CARE".
DOI:
https://doi.org/10.69609/2178-4833.2025.v16.n1.a817Resumo
O navio hospital-escola Abaré, que em tupi significa “o amigo que cuida”, é uma das unidades básicas de saúde da fluvial (UBSF) que atua no atendimento às populações ribeirinhas na região do rio Tapajós no Oeste do estado do Pará. O objetivo deste estudo é avaliar a gestão da Unidade Básica de Saúde Fluvial no Navio Hospital-Escola Abaré. O estudo foi realizado na região Oeste do Pará, entre os anos de 2019 e 2021 durante as expedições chamadas Outubro I e II, com coleta de dados no campo. Os dados foram coletados entre os anos de 2022 e 2023, em relatórios oficiais da Rede Integrada de Desenvolvimento Humano da Ufopa. Trata-se de um estudo descritivo na forma de relato de experiência e reflexivo, com base em abordagem qualitativa, realizado sob a forma de pesquisa-ação. Foi utilizada a lente subjetiva e interdisciplinar de docentes-pesquisadores e discentes da área das ciências econômicas, administração e farmácia no diagnóstico situacional da farmácia Abaré, a partir de diálogos com trabalhadores da saúde, com voluntários e com a tripulação. A análise dos dados ocorreu a partir da perspectiva da gestão pública e da avaliação do serviço de assistência à saúde. Os resultados mostram alternativas para melhorar os serviços de saúde na UBSF e o fortalecimento de ações de ensino, pesquisa e extensão. Conclui-se que, as expedições Outubro I e II contribuíram para aperfeiçoar o processo de gestão nos anos posteriores, a partir da melhoria dos serviços de saúde na Estratégia da Saúde da Família Fluvial.
Métricas
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O Conselho Editorial, bem como as instituições mantenedoras do periódico, não se responsabilizam pelas opiniões, idéias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es).
Os autores, uma vez que receberem o aceite de publicação, automaticamente cedem, sem qualquer ônus, os direitos autorais, inclusive tradução, para o Latin American Journal of Business Management. A citação parcial de artigos publicados é autorizada sem restrições desde que seja identificada a fonte.