PROCESSAMENTO DE BANANA VERDE NO BRASIL: ESTADO DA ARTE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.69609/2178-4833.2025.v16.n1.a769

Resumo

A cadeia produtiva da banana é uma importante cadeia do agronegócio brasileiro. A cultura está distribuída por todo o território nacional, explorada principalmente pela agricultura familiar, mas igualmente atrativa para a agricultura empresarial. Ao longo de sua cadeia, uma boa parte da produção é perdida com frutos sem valor comercial. Contudo, esses frutos podem ser utilizados como matéria-prima para o processamento. A banana verde é um alimento com características funcionais e tem sido objeto de estudo de muitos pesquisadores. Assim, esta pesquisa buscou conhecer o Estado da Arte do processamento da banana verde no Brasil. Para esse objetivo, foi realizada uma pesquisa exploratória por meio de buscador online e pesquisa in situ na Zona Cerealista de São Paulo. O processamento da banana verde é empregado principalmente para a produção de chips, farinha e biomassa, que, em parte, podem ser comercializados como alimentos ou como ingredientes para a indústria. A atividade é explorada principalmente por microempresas, rurais ou urbanas, mas está bem distribuída por empresas de outros portes. Nos estabelecimentos físicos, há uma preferência pelos produtos a granel, os quais são facilmente encontrados nas lojas. Nas embalagens, são exploradas informações relacionadas à saúde, meio ambiente, cultura e ligações familiares, porém faltam informações mais detalhadas sobre a matéria-prima. Apesar de popular na comunidade científica, o amido de banana não foi encontrado para comercialização. O estudo quantificou e categorizou o cenário dos produtos e fabricantes ativos no processamento da banana verde, mas não permite avaliar tendências, para a qual seriam necessárias mais pesquisas.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Hebert Teixeira Cândido, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Botucatu, São Paulo

Engenheiro Agrícola e Ambiental pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Rondonópolis/MT. Mestre e Doutor em Horticultura pela Faculdade de Ciências Agronômicas, Unesp, Botucatu/SP. Ao longo da pós-graduação, desenvolveu pesquisas de adubação e pós-colheita, voltadas principalmente para a cultura da banana.

Yasmine Ohanna Toledo Marzullo, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências Agronômicas (FCA)

Doutoranda em Agricultura pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), Botucatu, Brasil, em cotutela pela Universidade de Göttingen, Alemanha

Lucas Felipe dos Ouros, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências Agronômicas (FCA)

Engenheiro de Bioprocessos e Biotecnologia (UNESP), Doutorando em Engenharia Agrícola pela Universidade Estadual Paulista (UNESP)

Paulo Ricardo Rodrigues de Jesus, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências Agronômicas (FCA)

Doutorando em Horticultura pela Universidade Estadual Paulista (UNESP)

Ítala Tavares Guimarães, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências Agronômicas (FCA)

Doutoranda em Horticultura pela Universidade Estadual Paulista (UNESP)

Downloads

Publicado

30.06.2025

Como Citar

Teixeira Cândido, H., Ohanna Toledo Marzullo, Y., Felipe dos Ouros, L., Ricardo Rodrigues de Jesus, P., & Tavares Guimarães, Ítala. (2025). PROCESSAMENTO DE BANANA VERDE NO BRASIL: ESTADO DA ARTE . Latin American Journal of Business Management, 16(1). https://doi.org/10.69609/2178-4833.2025.v16.n1.a769