O CONCEITO DE COMPETÊNCIA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UM DIÁLOGO BIBLIOGRÁFICO

Autores

  • Ana Cristina Gonçalves de Abreu Souza Universidade Federal de Alfenas/MG
  • André Luiz Sena Mariano Universidade Federal de Alfenas/MG

Resumo

O uso do termo e da concepção de competência tem guiado importantes documentos que organizam as políticas públicas educacionais no Brasil com forte presença nas orientações curriculares oficiais, compreender a gênese, a construção e o desdobramento desta concepção se fazem urgente, assim o objetivo deste artigo é de apresentar as discussões referente a competência e seus desdobramentos e impactos nas formações docentes. Como metodologia o artigo se pauta numa pesquisa qualitativa com o uso exploratório de referências bibliográficas. O estudo afirma resultados em que a entrada e uso do termo e conceito da competência no âmbito educacional e escolar nasce e desenvolve no seio de projetos neoliberais descaracterizando e enfraquecendo as formações docentes emancipatórias, críticas e progressistas. Concluímos que a concepção de competência fortalece um projeto pautado na racionalidade técnica e reduz os trabalhos de formação docente, o que resulta no enfraquecimento da ação profissional, a qual exige o pensar e o fazer no contexto de realidades e demandas específicas do cotidiano escolar, sufocando assim a construção de um processo emancipatório das ações pedagógicas.
Palavras-chave: Formação de professores. Conceito de Competência na docência. Reflexões sobre a docência.

Biografia do Autor

Ana Cristina Gonçalves de Abreu Souza, Universidade Federal de Alfenas/MG

Professora Associada na Universidade Federal de Alfenas/MG, Professora e Pesquisadora na Graduação e no Programa de Pós-graduação em Educação. Lotada no Instituto de Ciências Humanas e Letras. Doutora em Educação: Currículo (PUC/SP). Mestre em Educação: Psicologia da Educação (PUC/SP). Mestre em Semiótica, Tecnologias de Informação e Educação (UBC-Mogi das Cruzes/SP). Desenvolveu o estágio pós-doutoral no Programa Educação: Currículo (PUC/SP).

André Luiz Sena Mariano, Universidade Federal de Alfenas/MG

Graduado em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista (UNESP/Campus de Araraquara), Mestre e Doutor em Educação (na Área de Concentração em Metodologia de Ensino), ambos pela Universidade Federal de São Carlos. Realizou estágio de Pós-doutoramento na área de História da Educação (como Bolsista de Pós-Doutorado Júnior do CNPq) junto à Faculdade de Ciências e Letras da UNESP/Araraquara. Atualmente, é Professor Associado do Instituto de Ciências Humanas e Letras (ICHL) e do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL/MG).

Publicado

15.12.2023

Como Citar

Ana Cristina Gonçalves de Abreu Souza, & André Luiz Sena Mariano. (2023). O CONCEITO DE COMPETÊNCIA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UM DIÁLOGO BIBLIOGRÁFICO. Latin American Journal of Business Management, 14(2). Recuperado de https://www.lajbm.com.br/index.php/journal/article/view/758