https://www.lajbm.com.br/index.php/journal/issue/feed Latin American Journal of Business Management 2021-12-31T23:45:28-03:00 Lourival da Cruz Galvão Junior editor@lajbm.com.br Open Journal Systems O <strong>Latin American Journal of Business Management</strong> tem orientação pluralista e publica trabalhos que apresentem contribuições originais, teóricas ou empí­ricas, relacionadas às Organizações e Gestores Latino-Americanos. https://www.lajbm.com.br/index.php/journal/article/view/682 EDITORIAL 2021-12-31T23:26:13-03:00 Edson Aparecida de Araújo Querido Oliveira suporte@lajbm.com.br Lourival da Cruz Galvão Júnior suporte@lajbm.com.br 2021-12-31T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2021 Latin American Journal of Business Management https://www.lajbm.com.br/index.php/journal/article/view/669 COMUNICAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO NA MATRIZ TEÓRICA DOS ESTUDOS CULTURAIS 2021-11-24T12:06:28-03:00 Maria Salett Tauk Santos mstauk@terra.com.br <p>O texto analisa os itinerários da pesquisa em Comunicação para o Desenvolvimento na abordagem teórica dos estudos culturais, a partir de três estudos de caso, tendo como objetos, mesclas da interdisciplinaridade com o consumo, a hibridização cultural e a inclusão digital nas culturas populares. Partindo da matriz gramsciana nas abordagens de Jesus Martin-Barbero e Néstor Garcia Canclini, no que se refere ao caráter hí­brido e desigual das culturas populares, a pesquisa volta-se à análise de como os estudos culturais foram sendo apropriados para explicar e interpretar objetos de estudo tendo por base abordagens teóricas e empí­ricas prevalecentes em diferentes épocas.</p> 2021-12-31T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2021 Latin American Journal of Business Management https://www.lajbm.com.br/index.php/journal/article/view/677 COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL: UMA ANÁLISE DO RELACIONAMENTO DO INSTITUTO FEDERAL CATARINENSE COM OS SEUS PÚBLICOS 2021-11-10T09:31:46-03:00 Gabriela Meira Maia gabrielameira@hotmail.com Clóvis Reis professorclovisreis@gmail.com <p class="western" align="JUSTIFY"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: medium;">O objetivo deste trabalho é refletir sobre as relações estabelecidas entre comunicação e desenvolvimento, a partir de uma análise da comunicação do Instituto Federal Catarinense - IFC com seus públicos de relacionamento. O IFC tem atualmente quinze <em>campi </em>distribuídos em Santa Catarina. A reitoria se localiza em Blumenau. Para alcance do objetivo da investigação, a metodologia utilizada foi a pesquisa quali-quantitativa, abrangendo pesquisa bibliográfica e análise morfológica e de conteúdo das postagens realizadas no perfil oficial do IFC em uma rede social virtual. A análise conclui que a comunicação da instituição promove ações de sustentabilidade, ampliação da cidadania e mudança social.</span></span></p> 2021-12-31T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2021 Latin American Journal of Business Management https://www.lajbm.com.br/index.php/journal/article/view/668 COMUNICAÇÃO PÚBLICA E TRANSPARÊNCIA: UMA ANÁLISE DA DIVULGAÇÃO DOS DADOS ECONÔMICOS NO MUNICÍPIO DE CARAGUATATUBA/SP 2021-10-19T13:57:09-03:00 Marcelo Hespaña Guimarães hespana@uol.com.br MONICA FRANCHI CARNIELLO monicafcarniello@gmail.com EDSON APARECIDO QUERIDO edsonaaqo@gmail.com <p>O processo de redemocratização do paí­s, legitimado pela Constituição de 1988, levou a uma série de medidas legais em prol da transparência da gestão pública e de acesso à informação por parte da população. O objetivo do presente    artigo foi verificar como a Prefeitura de Caraguatatuba, municí­pio do Litoral Norte do Estado de São Paulo, comunica todos os seus investimentos aos moradores. A metodologia que amparou a realização da pesquisa pautou-se em uma pesquisa exploratória, documental e bibliográfica que possibilitou     a investigação dos dados publicados via site do portal da transparência. Constatou-se que os dados são corretamente divulgados e que atendem às demandas da Lei de Acesso à Informação. Mas averiguou-se que ainda existe uma lacuna a ser preenchida no que diz respeito à forma de se comunicar.</p> 2021-12-31T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2021 Latin American Journal of Business Management https://www.lajbm.com.br/index.php/journal/article/view/678 EXTRATIVISMO E A COMUNICAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO 2021-11-13T11:44:38-03:00 Magnolia Rejane Andrade dos Santos magnolia@reitoria.ufal.br Raysa Beatriz da Silva Lemos raysablemos@gmail.com <p>O presente artigo objetiva apresentar os processos comunicacionais no extrativismo do babaçu. Em relação a metodologia, a pesquisa caracteriza-se como bibliográfica e qualitativa. Alguns autores utilizados para a fundamentação do trabalho são Peruzzo (2006), Silva (2014) e Barbosa (2018). Apresentamos o conceito e tipologia do extrativismo. Abordamos o extrativismo do babaçu como uma atividade essencial para o desenvolvimento de comunidades extrativistas brasileiras. Destacamos a função socioambiental das quebradeiras de coco. Discorremos acerca do movimento social das quebradeiras, da comunicação comunitária como um fator relevante para esses grupos e da interação dessas mulheres com as Tecnologias de Comunicação e Informação. Concluímos que a comunicação comunitária e as Tecnologias de Comunicação e Informação estão presentes no movimento social de quebradeiras.</p> <p>&nbsp;</p> 2021-12-31T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2021 Latin American Journal of Business Management https://www.lajbm.com.br/index.php/journal/article/view/623 PERFIL TECNOLÓGICO DA REDE HOTELEIRA DE SÃO LUÍS DO MARANHÃO: UM POTENCIAL A SER EXPLORADO 2021-09-11T14:40:41-03:00 Douglas Gonçaze de Carvalho douglas.carvalho@ifma.edu.br Viviane Fushimi Velloso viviane.fvelloso@unitau.br Rita de Cássia Rigotti Vilela Monteiro rita_rigotti@yahoo.com.br <p>Em um cenário de tecnologias e turismo, tem-se que esta pesquisa, sobre as tecnologias da informação e comunicação no contexto dos meios de hospedagem no municí­pio de São Luí­s (MA), teve como objetivo investigar os usos que os meios de hospedagem fazem da tecnologia da informação e identificar o potencial a ser explorado. A metodologia adotada baseou-se em uma concepção filosófica pós-positivista do tipo quantitativa, adotando como estratégia a pesquisa de levantamento de dados com a utilização de um questionário fechado como instrumento para sua coleta. A análise dos dados ocorreu por meio de uma abordagem descritiva. Os resultados da pesquisa consistiram no levantamento do perfil do uso das TIC nas empresas participantes. Os objetivos deste trabalho foram atingidos, e os resultados da pesquisa revelaram um amplo uso das tecnologias da informação e comunicação pelos meios de hospedagem. No entanto, foi possí­vel identificar oportunidades para investimento de TIC em algumas atividades de diversas funções organizações pouco exploradas em termos de aplicação das TIC com potencial para inovação e criação de valor para os clientes.</p> 2021-12-31T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2021 Latin American Journal of Business Management https://www.lajbm.com.br/index.php/journal/article/view/664 VANTAGENS DO USO DE METODOLOGIAS ATIVAS NA FORMAÇÃO DE SARGENTOS DA AVIAÇÃO DO EXÉRCITO 2021-10-06T13:31:19-03:00 PETRONIUS kozoroski VEIGA kozoroski@yahoo.com Lourival da Cruz Galvão Júnior galvaojr@uol.com.br A constante evolução da sociedade atual, resultado do uso crescente de tecnologias cada vez mais avançadas e do maior fluxo de informações, exige uma formação diferenciada dos profissionais que ingressam no mercado. Para fazer frente a essa demanda, faz-se necessário o emprego de metodologias de ensino adequadas a esse novo perfil de profissional. O uso de metodologias ativas no ensino militar pode propiciar o desenvolvimento de caracterí­sticas como autonomia, iniciativa e liderança. O presente estudo teve por objetivo verificar de que maneira o Curso de Formação e Graduação de Sargentos da Aviação do Exército emprega as metodologias ativas de ensino e aprendizagem, tendo como base as diretrizes do Departamento de Educação e Cultura do Exército (DECEx). Por meio de uma pesquisa documental e bibliográfica, foi constatado que o CFGS emprega cinco metodologias recomendadas pelo DECEx: estudo de caso, aprender fazendo, dramatização, aprendizado baseado em problemas e dinâmica de grupo, com o intuito de atingir os objetivos propostos para a formação dos alunos. 2021-12-31T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2021 Latin American Journal of Business Management https://www.lajbm.com.br/index.php/journal/article/view/627 ANÁLISE DO PERFIL DE QUALIFICAÇÃO DOS OPERADORES DO CONCRETO USINADO NA CIDADE DE MARABÁ-PA 2021-07-07T23:16:29-03:00 Dalila Amorim dos Santos dalilaamorim@unifesspa.edu.br Gilmara Regina Lima Feio gilmarafeio@unifesspa.edu.br Elias Fagury Neto fagury@unifesspa.edu.br <p>A qualificação dos operadores da área de construção civil reflete diretamente nos produtos gerados nesta atividade. Esta pesquisa realizou um estudo sobre qualificação e conhecimento dos trabalhadores da construção civil, quanto ao concreto usinado da cidade de Marabá – PA. A metodologia aplicada constituiu-se em pesquisa de campo junto aos diferentes agentes consumidores do concreto, com enfoque no perfil de qualificação e conhecimento dos operadores do concreto usinado. Foi aplicado um questionário a 64 entrevistados, no qual foram abordadas informações tais como perfil profissional, grau de instrução, capacitação e conceitos sobre concretagem, caracterizando-se pela abordagem preponderantemente quali e quantitativa. A cidade de Marabá apresenta grande potencial de crescimento na área da construção civil; contudo, o grau de instrução dos operacionais foi de 53,84% com escolaridade abaixo do ensino médio; a idade média dos operadores pesquisados foi de 35 anos e o baixo conhecimento dos mesmos acerca das normas que regem a confecção do concreto, também foi registrado na pesquisa. Os resultados aqui apresentados servirão de incentivo para o desenvolvimento de polí­ticas públicas com objetivo de proporcionar melhor qualificação aos trabalhadores, fato que refletirá diretamente na qualidade do concreto oferecido aos consumidores.</p> 2021-12-31T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2021 Latin American Journal of Business Management https://www.lajbm.com.br/index.php/journal/article/view/665 PLANEJAMENTO BASEADO EM MODELAGEM MATEMÁTICA DE OTIMIZAÇÃO APLICADA A PROBLEMAS DE EMPRESAS DE FOOD SERVICE 2021-10-13T17:59:32-03:00 Guilherme Diniz de Melo gdinizmelo@gmail.com Carlos Roberto Souza Carmo carlosjj2004@hotmail.com <p>Esta pesquisa teve por objetivo propor um modelo matemático de otimização voltado para o suporte à tomada de decisões envolvendo a seleção da carne <em>in natura</em> adquirida e utilizada por estabelecimentos comerciais fornecedores de comida preparada, de forma a minimizar os respectivos custos de aquisição, promover a diversificação do cardápio, e ainda, atender aos parâmetros nutricionais demandados por esses estabelecimentos, após a preparação relacionada à limpeza e ao cozimento da carne. O modelo proposto foi implementado e resolvido a partir de técnicas de programação linear, cujos testes computacionais com uma base dados reais fornecidos por uma empresa que atua no segmento de alimentação <em>fitness</em> preparada com produtos orgânicos, e opera sob o modelo de negócios do tipo <em>dark kitchen</em> na cidade de Uberlândia-MG. Além de atingir o objetivo geral estabelecido inicialmente para o modelo proposto, os testes mostraram que as informações adicionais levantadas com base nele podem ampliar sua utilidade para além das questões envolvendo parâmetros técnicos, produtivos, nutricionais e de custo. Ou seja, foram levantadas informações diárias que podem auxiliar no dimensionamento do capital giro médio da empresa a partir da gestão dos fluxos de caixa diário, semanal e/ou mensal, e ainda, foram identificadas informações úteis à tomada de decisões relacionadas à logí­stica e ao armazenamento da carne <em>in natura</em>.</p> 2021-12-31T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2021 Latin American Journal of Business Management https://www.lajbm.com.br/index.php/journal/article/view/679 TRABALHADORES TERCEIRIZADOS DA ÁREA MEIO NO ÂMBITO DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA FEDERAL: ASSIMETRIAS SOCIAIS E PRECARIZAÇÃO 2021-11-24T15:52:28-03:00 Marisa Barbosa dasmarisas@gmail.com Edson Trajano Vieira etrajanov@gmail.com MOACIR JOSE DOS SANTOS professormoacirsantos@gmail.com <p>A terceirização de serviços e as condições advindas dessa configuração de trabalho apresentam maior relevância social após a vigência da lei nº 13.429/2017. O objetivo do artigo é apresentar os resultados da investigação sobre as condições de trabalho decorrentes da adoção dessa modalidade de mão de obra para as chamadas “atividades meio”, com a discussão sobre as consequências da terceirização de serviços no campo da Administração Pública. O método adotado é descritivo e exploratório, qualitativo quanto ao objetivo. Os resultados obtidos apontam que a classe de trabalhadores estudada é reprimida e desfavorecida em processo que contribui para a preservação das assimetrias sociais. Conclui-se que a precarização das condições de trabalho investigadas se inicia com a formação de vínculo do trabalhador com a empresa prestadora de serviço vencedora da licitação e persiste até o encerramento do contrato firmado com o órgão público.</p> 2021-12-31T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2021 Latin American Journal of Business Management https://www.lajbm.com.br/index.php/journal/article/view/680 PERCEPÇÃO DE COMPETÊNCIAS DE LIDERANÇA: ESTUDO COMPARATIVO ENTRE INSTITUIÇÃO FINANCEIRA PÚBLICA E PRIVADA 2021-11-26T09:05:37-03:00 Carina de Souza FONSECA carina.sfonseca@unitau.br Bruna Moreira brunamoreira2501@gmail.com Quésia Postigo KAMIMURA Quésia Postigo KAMIMURA qkamimura1@gmail.com Marilsa de Sá RODRIGUES Marilsa de Sá RODRIGUES4 marilsasarodrigues@outlook.com Adriana Leônidas de OLIVEIRA Adriana Leônidas de OLIVEIRA adrianaleonidas@uol.com.br <p>A sobrevivência das organizações depende do planejamento, posto que os resultados são obtidos pelas estratégias e engajamento de seus colaboradores. As instituições necessitam de competências de liderança visando o alcance dos objetivos. Este trabalho descreve as competências percebidas pelos gestores como importantes para funções de liderança. Foi aplicado um questionário desenvolvido por Lopes (2009), o qual analisa a percepção de 21 gestores de empresas do setor financeiro, situadas no Vale do Paraíba Paulista e Litoral Norte. Os dados foram tratados quantitativamente através da estatística descritiva, e qualitativamente através da análise de conteúdo. Os resultados ressaltam a existência de concordâncias e diferenças entre gestores das empresas públicas e privadas. Na visão dos entrevistados essas características são essenciais para o exercício da liderança e o desenvolvimento de competências. Observou-se que as competências para o desenvolvimento de liderança estão relacionadas com a capacidade de aprimoramento, relacionamento e comprometimento com as metas.</p> <p>&nbsp;</p> 2021-12-31T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2021 Latin American Journal of Business Management