EDUCAÇÃO E GESTÃO: PONTOS-CHAVE PARA UM DESENVOLVIMENTO DE SUCESSO E FOMENTO DA AUTOSSUSTENTABILIDADE

Autores

Resumo

O processo ensino-aprendizagem, desde que fomentado pelos princípios da autossustentabilidade, contribui como ingrediente chave para um desempenho de sucesso quando permite o desenvolvimento de novas metodologias de ensino baseadas em evidências, partindo do princípio de que habilidades e competências podem ser treinadas e melhoradas com o uso de tecnologias específicas e com a repetitividade, atingindo, assim, uma educação de qualidade e com gestão voltada para o sucesso. A educação e a gestão são fatores essenciais para o desenvolvimento, pois contribuem para o aprimoramento humano, o aumento da produtividade e a melhoria da qualidade de vida. A educação é essencial para a formação de gestores competentes, ao prepará-los para uma gestão eficaz na arte de liderar e se comunicar bem. A educação, a gestão e o desenvolvimento estão intrinsecamente relacionados no processo de aprendizagem, pois os indivíduos, para desenvolverem suas habilidades e seus conhecimentos, necessitam ter uma gestão atual e eficaz do autodesenvolvimento sustentável. O objetivo deste artigo de revisão é demonstrar a intersecção entre gestão, educação e sustentabilidade. A metodologia adotada contou com a busca por publicações inerentes ao tema desta pesquisa em plataformas que hospedam publicações relevantes sobre o assunto, originárias de autores renomados. Como resultado, compilou-se uma discussão inusitada, identificando situações em que o principal protagonista, os alunos, podem evadir quando não estão satisfeitos. Conclui-se que a educação de qualidade e a gestão alicerçam e preparam os indivíduos para o autodesenvolvimento e minimizam o risco de evasão, o que é essencial para o desenvolvimento de qualquer instituição de ensino, seja ela pública, privada ou sem fins lucrativos.

Biografia do Autor

Marcia Regina de Oliveira, Universidade de Taubaté

Doutora em Planejamento Urbano e Regional. Docente nos cursos de graduação e pós-graduação da UNITAU. Atua como professora e pesquisadora no Programa de Mestrado em Gestão e Desenvolvimento Regional da UNITAU. Diretora-Presidente da Fundação de Apoio à Pesquisa, Tecnologia e Inovação da UNITAU.

Roque Antônio de Moura, Universidade de Taubaté

Doutor em Engenharia Biomédica. Docente titular nos cursos da FATEC SJC. Coordenador e docente nos cursos de Pós-graduação da UNITAU. Pesquisador do programa de Pós-doutorado da USP no “Mapeamento com tecnologias digitais, do estímulo cerebral durante o aprendizado com projetos identificando: nível de interesse e impacto na evasão escolar".

Messias Borges Silva, UNESP / USP-EEL

Livre-docente em Engenharia de Produção. Professor Titular da UNESP e USP-EEL. Colíder da Iniciativa CDIO (concieve-design-implement-operate) na América Latina. Vice-coordenador no núcleo local (Unesp - Guaratinguetá) do IEP3 - Instituto de Educação e Pesquisa em Práticas Pedagógicas da UNESP.

Publicado

15.12.2023

Como Citar

Oliveira, M. R. de, Moura, R. A. de, & Silva, M. B. (2023). EDUCAÇÃO E GESTÃO: PONTOS-CHAVE PARA UM DESENVOLVIMENTO DE SUCESSO E FOMENTO DA AUTOSSUSTENTABILIDADE . Latin American Journal of Business Management, 14(2). Recuperado de https://www.lajbm.com.br/index.php/journal/article/view/755