PERFIL DE INVESTIDOR DOS ALUNOS DE GESTÃO FINANCEIRA

Autores

Resumo

Esta pesquisa discorre sobre fundos de investimentos e investiga o perfil de investidor dos alunos do último ano do curso de Gestão Financeira, ofertado pela FATEC de Osasco. Objetiva-se conceitualizar títulos de investimentos como Tesouro Direto, Debêntures, BDR, Ações, Fundos Imobiliários e de Multimercado, além de compreender e identificar os perfis de investidores. A pesquisa é de natureza aplicada, caracteriza-se pela abordagem quantitativa, tendo como procedimento técnico a pesquisa de campo. Obteve-se como resultado que em maioria os estudantes passaram a investir no período em que estavam matriculados no curso, e que o perfil predominante é o Perfil Moderado. Esta pesquisa pôde contribuir à universidade, uma vez que se fez o levantamento de quais disciplinas do curso foram mais, e menos relevantes para o aprendizado sobre investimentos, de acordo com a perspectiva dos discentes do curso de Gestão Financeira.

Palavras-chave: Fundos de Investimentos. Títulos de Investimentos. Perfil de Investidor.

Biografia do Autor

Gabriela Ranieri Lassen, Fatec/Osasco

Graduada em Tecnologia de Gestão Financeira pela Faculdade de Tecnologia do Estado de São Paulo (Fatec-Osasco/SP) e em Secretariado pela Fatec de Carapicuiba/SP.

Fernando de Almeida Santos, Pontifí­cia Universidade Católica de São Paulo

Pós-doutor e doutor em ciências contábeis pela PUC/SP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo). Professor do Mestrado Profissional em Ciências Contábeis, Controladoria e Finanças -PUC-SP; Professor da FATEC-Osasco, com atuação em Responsabilidade Social, Ética, Contabilidade e Administração.

Publicado

15.12.2023

Como Citar

Lassen, G. R., & de Almeida Santos, F. (2023). PERFIL DE INVESTIDOR DOS ALUNOS DE GESTÃO FINANCEIRA. Latin American Journal of Business Management, 14(2). Recuperado de https://www.lajbm.com.br/index.php/journal/article/view/714