Distribuição de royalties no Brasil

PANORAMA HISTÓRICO E AS PROPOSTAS DE REFORMULAÇÕES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.69609/2178-4833.2024.v15.n2.a764

Resumo

O termo royalty vem do francês e correlaciona-se a privilégios concedidos pela realeza. No Brasil, os royalties da exploração de recursos naturais são, desde os anos 1950, importante fonte de receita para estados e municípios localizados em áreas produtoras, como usinas hidrelétricas, minérios e petróleo. Por outro lado, as evidências demonstradas por dados públicos disponibilizados pelas respectivas agências reguladoras apontam a concentração de ganhos financeiros em poucos estados e municípios, o que levanta o questionamento da pertinência do atual modelo de distribuição. Este trabalho se propõe a analisar a evolução histórica e normativa dos royalties oriundos da exploração de recursos naturais no Brasil desde a Lei do Petróleo de 1953 até as disputas judiciais atuais, motivadas dada a redistribuição de recursos proposta pela Lei nº 12.734/2012. Para a contextualização dos royalties no Brasil e seu modelo de partilha foram realizadas pesquisas em legislações, bancos de dados das agências reguladoras e coletas do Censo Demográfico de 2022 do IGBE. A pesquisa identificou que a distribuição desses recursos entre os entes federativos possui notáveis desequilíbrios, com maiores concentrações nos estados do Paraná (hídrico), Minas Gerais e Pará (mineração) e Rio de Janeiro (petróleo), além de haver maior preponderância dos royalties do petróleo se comparados aos demais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Rafael Rodrigues da Costa, UNITAU - Universidade de Taubaté

Bacharel em Ciências Econômicas pela Universidade do Estado  do Rio de Janeiro, pós-graduado em Prevenção e Repressão à Corrupção pela Universidade Estácio de Sá e mestrando em Planejamento e Desenvolvimento Regional pela Universidade de Taubaté. Chefe Técnico da Fiscalização do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP), na Unidade Regional de São José dos Campos. Especialista em aplicação de recursos de royalties e em contratações públicas.

Edson Trajano Vieira, UNITAU - Universidade de Taubaté

Possui graduação em Ciências Econômicas e licenciatura em história pela Universidade de Taubaté (UNITAU), mestrado em Economia pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e Doutorado em História Econômica pela Universidade de São Paulo. É coordenador geral dos cursos de Mestrados e Doutorado em Planejamento e Desenvolvimento Regional e do mestrado em Gestão e Desenvolvimento Regional da UNITAU e Editor Chefe da Revista Brasileira de Gestão e Desenvolvimento Regional (RBGDR). É ainda coordenador do Núcleo de Pesquisa Econômicas e Sociais da UNITAU é coordenador de extensão de trabalho de campo do Projeto Rondon.

Downloads

Publicado

04.12.2024

Como Citar

Rodrigues da Costa, R., & Trajano Vieira, E. (2024). Distribuição de royalties no Brasil: PANORAMA HISTÓRICO E AS PROPOSTAS DE REFORMULAÇÕES. Latin American Journal of Business Management, 15(2). https://doi.org/10.69609/2178-4833.2024.v15.n2.a764