JUDICIALIZAÇÃO DA SAÚDE: UM ESTUDO NO ESTADO DE SÃO PAULO
Palavras-chave:
Judicialização, Saúde Pública, SUS.Resumo
O fenômeno da judicialização da saúde tem se tornado frequente no território nacional nos últimos anos. Entende-se pelo termo judicialização a obtenção de atendimento médico, medicamentoso e de procedimentos diagnósticos por via judicial. A prática crescente de tal ato e seus efeitos têm gerado opiniões contrárias tanto na administração pública como no poder judiciário. Se por um lado há uma corrente que defende os preceitos de equidade, integralidade e universalização da saúde por meio da prática judicial, por outro, há aqueles que a classificam como instrumento de ameaça aos mesmos preceitos constitucionais relatados. Embora os entes federados tenham adotado algumas medidas com o intuito de controlar e reduzir o numero de ações judiciais da saúde os esforços parecem não terem alcançado os resultados esperados e o número de ações abertas segue crescente em contraste à questão orçamentária decrescente. Tendo em vista a relevância do tema, a proposta do artigo é estudar a judicialização da saúde no estado de São Paulo, região com alto índice de jucialização e com dados sistematizados sobre o tema, desde 2010, via sistema próprio (S-Codes). Entre os anos de 2010 e 2014, houve aumento de 54% no número ações abertas e financeiramente houve incremento superior a 100% no custo do atendimento de demanda judicial. Do valor financeiro direcionado ao cumprimento judicial, no período analisado, mais de 80% do total resultou da demanda de medicamento não padronizado na Relação Nacional de Medicamentos (RENAME) sugerindo a necessidade imediata de maior detalhamento sobre as ações impetradas, assim como também a revisão da política pública que regulamenta a assistência farmacêutica do estado. Além disso, outro dado relevante diz respeito a origem da demanda por este tipo de medicamento, mais de 50% das ações foram geradas em instituições privadas denotando desconhecimento ou inadequação dos itens previstos na política nacional de medicamentos. Diante dos dados obtidos, torna-se fundamental que novas políticas públicas sejam elaboradas para evitar o acirramento das restrições orçamentárias estaduais e também o desenvolvimento de estudos com dados atualizados para verificar a condição atual da judicialização da saúde no estado de São Paulo.Downloads
Não há dados estatísticos.
Métricas
Carregando Métricas ...
Downloads
Publicado
03.08.2018
Como Citar
Araujo, W. C. de, Rodrigues, M. de S., & Kamimura, Q. P. (2018). JUDICIALIZAÇÃO DA SAÚDE: UM ESTUDO NO ESTADO DE SÃO PAULO. Latin American Journal of Business Management, 9(1). Recuperado de https://www.lajbm.com.br/journal/article/view/463
Edição
Seção
Artigos Científicos
Licença
O Conselho Editorial, bem como as instituições mantenedoras do periódico, não se responsabilizam pelas opiniões, idéias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es).
Os autores, uma vez que receberem o aceite de publicação, automaticamente cedem, sem qualquer ônus, os direitos autorais, inclusive tradução, para o Latin American Journal of Business Management. A citação parcial de artigos publicados é autorizada sem restrições desde que seja identificada a fonte.