LEAN ENGINEERING: UM ESTUDO DE CASO DE REDUÇÃO DE PROBLEMAS NA TROCA DE INFORMAÇÕES NO DESENVOLVIMENTO DE PRODUTOS
Resumo
A otimização dos processos é um desafio importante para o sucesso de uma empresa de engenharia. Para se atingir um desenvolvimento mais ágil e com menos "defeitos e retrabalhos", optou-se por adotar a Filosofia Lean, originalmente desenvolvida na matriz da fabricante automobilística japonesa Toyota Motor Company, e que tem se mostrado muito eficiente não só na fabricação, mas também no desenvolvimento de produtos e serviços. Isto já não diz respeito somente ao fluxo de materiais nas operações produtivas, mas, principalmente, ao fluxo de "informações". Embora existam diferenças entre a Produção Lean (Lean Manufacturing) e a Engenharia Lean (Lean Engineering), ambas aplicações da Filosofia Lean têm abordagens e objetivos muito semelhantes. Os processos e atividades que realmente conferem "valor", ao produto, sob a ótica do cliente, durante sua transformação, são identificados como Adicionadores de Valor (VA – Value Added). Os problemas, no entanto, são identificados como "desperdícios" (wastes), devendo ser eliminados, ou, na pior das hipóteses, reduzidos ao mínimo aceitável. Aeronaves implicam na demanda por sistemas e produtos de elevada complexidade, os quais requerem, até por força de legislação específica, uma estrutura e organização particularmente adequadas no desenvolvimento de produtos. Para se atender à esta exigência, deu-se origem à abordagem de Engenharia de Sistemas (SE - System Engineering), a qual, quando combinada com os princípios da Engenharia Lean (Lean Engineering), resulta na Engenharia Lean de Sistemas (Lean System Engineering), um tema relativamente recente e pouco explorado na ciência e na prática industrial. Neste artigo buscou-se analisar os problemas no compartilhamento de informações entre Engenharia de Sistemas e Engenharia Mecânica/Eletrônica para efeitos de melhoria de processos no desenvolvimento de produtos complexos para aeronaves, em ambiente de Engenharia Simultânea, aplicando-se os métodos da Lean Engineering. Dentre os resultados obtidos, ressalta-se a identificação do desperdício de "Espera" como sendo o de maior impacto no fluxo de informações dos três projetos analisados, com dados oriundos das reuniões de Análise Crítica dos Projetos, também sendo identificadas e propostas possíveis soluções para sua eliminação.Downloads
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Publicado
17.01.2017
Como Citar
Lindgren, M. R. H. de O., Corrêa, V. A., Oliveira, E. A. de A. Q., & Lindgren, P. C. C. (2017). LEAN ENGINEERING: UM ESTUDO DE CASO DE REDUÇÃO DE PROBLEMAS NA TROCA DE INFORMAÇÕES NO DESENVOLVIMENTO DE PRODUTOS. Latin American Journal of Business Management, 7(2). Recuperado de https://www.lajbm.com.br/journal/article/view/358
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Artigos Científicos
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