RELAÇÕES DE TRABALHO NA INDÚSTRIA DA REGIÃO METROPOLITANA DO VALE DO PARAÍBA E LITORAL NORTE
Palavras-chave:
Mercado de Trabalho, Relações de Trabalho, Indústria de TransformaçãoResumo
O presente artigo tem como objetivo analisar a relação entre geração de emprego e conflitos trabalhistas, tendo como referência 08 municípios da Região Metropolitana do Vale do Paraíba – Sub-região 1, que dispõe de um amplo polo industrial, automobilístico e mecânico, com recorte temporal de 2010 a 2014. Trata-se de uma pesquisa exploratória e documental, de abordagem quantitativa, desenvolvida a partir da análise de dados dos munícipios, obtidos através dos sites do Ministério do Trabalho e Emprego- CAGED- Cadastro Geral de Empregados, e do IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Com base na evolução dos indicadores direcionados ao mercado de trabalho da região (taxa de desemprego, evolução do emprego, percentual de processos trabalhistas), constatou-se que as relações de trabalho na indústria na Região Metropolitana do Vale do Paraíba, devido às mudanças estruturais, contribuíram para o aumento do desemprego, gerando conflitos trabalhistas. Conclui-se que devido às mudanças na organização do processo produtivo e do trabalho, a terceirização e a multifuncionalidade despontam como tendências futuras nas empresas, assim como a Economia Solidária, que é vista como uma alternativa frente às transformações no mercado de trabalho.Downloads
Não há dados estatísticos.
Métricas
Carregando Métricas ...
Downloads
Publicado
28.07.2016
Como Citar
Cardoso, J. de F. D., Carniello, M. F., & Oliveira, A. L. de. (2016). RELAÇÕES DE TRABALHO NA INDÚSTRIA DA REGIÃO METROPOLITANA DO VALE DO PARAÍBA E LITORAL NORTE. Latin American Journal of Business Management, 7(1). Recuperado de https://www.lajbm.com.br/journal/article/view/337
Edição
Seção
Artigos Científicos
Licença
O Conselho Editorial, bem como as instituições mantenedoras do periódico, não se responsabilizam pelas opiniões, idéias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es).
Os autores, uma vez que receberem o aceite de publicação, automaticamente cedem, sem qualquer ônus, os direitos autorais, inclusive tradução, para o Latin American Journal of Business Management. A citação parcial de artigos publicados é autorizada sem restrições desde que seja identificada a fonte.