AUTOAVALIAÇÃO, AVALIAÇÃO POR PARES E POR PROFESSORES DE COMPETÊNCIAS TRANSVERSAIS DE ESTUDANTES DE ENGENHARIA: ESTUDO PILOTO

Autores

Resumo

Mudanças recentes no perfil do egresso de cursos de engenharia em consequência das transformações da sociedade trazem aos professores e às instituições de ensino superior (IES) o desafio de desenvolver e avaliar as competências transversais dos estudantes. Competências como trabalho em equipe, comunicação, liderança e resolução de problemas são essenciais não só para a atuação de engenheiros como também para gestores em diversas áreas. A avaliação destas competências é um processo complexo, pouco estudado por pesquisadores, carecendo do desenvolvimento de instrumentos adequados para sua aplicação na pesquisa e na prática das IES. O objetivo deste artigo é apresentar o processo de desenvolvimento e testes iniciais dos Questionários de Avaliação de Competências Transversais de Estudantes de Engenharia (QuACT) nas escalas de autoavaliação, avaliação por pares e por professores. O método de pesquisa considerou como referência os procedimentos para construção de instrumentos psicológicos. O estudo foi aplicado a uma turma de um curso de Engenharia em uma IES privada no Brasil, envolvendo também um grupo de sete especialistas no campo. Os resultados preliminares indicam que o sistema proposto se mostrou adequado para ampliar a percepção das competências transversais, com a inclusão dos estudantes como agentes avaliadores. Os estudantes conseguiram se autoavaliar e avaliar os pares em competências transversais não avaliadas pelo professor. Não se percebeu diferenças significativas entre as medianas das autoavaliações e das avaliações pelos pares. A evolução das pesquisas prevê a ampliação dos estudos para garantia da qualidade psicométrica dos instrumentos e sua utilização para outros cursos e IES.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Tatiana Gesteira de Almeida Ferraz, Centro Universitário SENAI CIMATEC

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal da Bahia (1998) e Formação Pedagógica pela Universidade do Sul de Santa Catarina (2009). Possui mestrado em Engenharia Civil (Engenharia de Estruturas) pela Universidade de São Paulo (2001) e MBA Executivo em Gestão Empresarial da Construção (2008). É doutoranda em Gestão e Tecnologia Industrial no Centro Universitário SENAI CIMATEC, desenvolvendo pesquisa sobre o tema construção e avaliação de competências no ensino de engenharia. Atualmente é Pró reitora Administrativo Financeira do Centro Universitário SENAI CIMATEC, Gerente Executiva da Escola Técnica SENAI CIMATEC e gestora da área de Educação Online na mesma instituição. Tem experiência na área de Engenharia Civil, Gestão de Negócios, Gestão da Educação, e Educação à Distância, com ampla visão sistêmica dos processos e foco em resultados.

Camila de Sousa Pereira-Guizzo, Centro Universitário SENAI CIMATEC

Graduada em Psicologia, com Especialização em Gestão Organizacional e Recursos Humanos. Mestre e Doutora em Educação Especial pela UFSCar. Professora Adjunta do Centro Universitário SENAI CIMATEC e Docente Permanente nos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu Modelagem Computacional e Tecnologia Industrial (Conceito CAPES 6) e Gestão e Tecnologia Industrial (Conceito CAPES 5) do SENAI CIMATEC. É Coordenadora Adjunta do Comitê de Ética em Pesquisa em Seres Humanos (CEP CIMATEC). Líder do Grupo de Pesquisa do CNPq Fatores Humanos e Aprendizagem Tecnológica (SENAI CIMATEC). Membro do Grupo de Pesquisa Relações Interpessoais e Habilidades Sociais (RIHS/UFSCar) e do Grupo de Trabalho Relações Interpessoais e Competência Social da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia (ANPEPP). Atua especialmente com temas sobre relações interpessoais e habilidades sociais, produção de tecnologias para favorecer o desenvolvimento humano, criatividade e inovação. Já orientou 31 dissertações de mestrado e 03 teses de doutorado. Tem 35 artigos publicados em periódicos, 07 capítulos de livros e 01 livro organizado. Aprovou e coordenou, junto a FAPESB, o projeto RECURSO TECNOLÓGICO PARA DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS E PROMOÇÃO DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO (CONVÊNIO SENAI-FAPESB Nº 0011/2014), no período de 2014 a 2016.

Downloads

Publicado

30.12.2022

Como Citar

Gesteira de Almeida Ferraz, T., & de Sousa Pereira-Guizzo, C. . (2022). AUTOAVALIAÇÃO, AVALIAÇÃO POR PARES E POR PROFESSORES DE COMPETÊNCIAS TRANSVERSAIS DE ESTUDANTES DE ENGENHARIA: ESTUDO PILOTO. Latin American Journal of Business Management, 13(2). Recuperado de https://www.lajbm.com.br/journal/article/view/706

Edição

Seção

Artigos Científicos