TREINO DE HABILIDADES SOCIAIS: PROCESSO, AVALIAÇÃO E RESULTADOS

Autores

  • Mayara Aurélia Emílio Universidade de Taubaté - UNITAU
  • Marilsa

Resumo

As Habilidades Sociais (HS) são comportamentos aprendidos no processo de desenvolvimento social e são primordiais para o estabelecimento de relacionamentos interpessoais adequados e saudáveis. O objetivo deste estudo foi comparar os processos e resultados de 12 programas de Treinamento em Habilidades Sociais (THS) desenvolvidos no núcleo de carreira da Universidade de Taubaté no período de 2009 a 2018. A pesquisa em questão é documental e bibliográfica. Realizou-se a análise de 12 programas de treinamento a partir de documentos e registros de sessões realizadas nos THS. Ao comparar os 12 programas, os resultados alcançados mostram que o IHS é um indicador de necessidades de melhoria, no entanto, a aplicação pré e pós-treinamento não se mostrou eficaz uma vez que existe a hipótese de mudança de percepção em relação aos temas abordados após conhecimento aprofundado do assunto. A roda de competências estabelece metas a serem alcançadas pelo participante, o que facilita a percepção do seu alcance ou não. O automonitoramento facilita a aplicação, a percepção da aprendizagem e a mudança comportamental. O protocolo de observação é o mais indicado para ser utilizado em pesquisas futuras, uma vez que utiliza os componentes comportamentais moleculares e molares e está pronto para ser utilizado em outras áreas do conhecimento. O uso de autorrelatos, tarefas e retomadas delas ao início das sessões seguintes, também se faz necessário. Ficou evidente a importância do uso de dinâmicas em todos os treinamentos, permitindo que haja a troca de informações e experiências.

Biografia do Autor

Marilsa

Possui graduação em Psicologia pela Faculdade Salesiana de Filosofoia Ciências e Letras (1975), mestrado em Administração de Empresas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (1996) e doutorado em Administração pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2001). Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia do Trabalho e Organizacional, atuando principalmente nos seguintes temas: gestão, carreira, desenvolvimento regional, habilidades sociais e gestão de pessoas.

Downloads

Publicado

31.07.2022

Como Citar

Emílio, M. A., & de Sá Rodrigues, M. . (2022). TREINO DE HABILIDADES SOCIAIS: PROCESSO, AVALIAÇÃO E RESULTADOS. Latin American Journal of Business Management, 13(1). Recuperado de https://www.lajbm.com.br/index.php/journal/article/view/697

Edição

Seção

Artigos Científicos