PERCEPÇÃO DE COMPETÊNCIAS DE LIDERANÇA: ESTUDO COMPARATIVO ENTRE INSTITUIÇÃO FINANCEIRA PÚBLICA E PRIVADA

Autores

  • Carina Universidade de Taubaté
  • Bruna Moreira Universidade de Taubaté
  • Quésia Postigo KAMIMURA Universidade de Taubaté
  • Marilsa de Sá RODRIGUES4 Universidade de Taubaté
  • Adriana Leônidas de OLIVEIRA

Resumo

A sobrevivência das organizações depende do planejamento, posto que os resultados são obtidos pelas estratégias e engajamento de seus colaboradores. As instituições necessitam de competências de liderança visando o alcance dos objetivos. Este trabalho descreve as competências percebidas pelos gestores como importantes para funções de liderança. Foi aplicado um questionário desenvolvido por Lopes (2009), o qual analisa a percepção de 21 gestores de empresas do setor financeiro, situadas no Vale do Paraíba Paulista e Litoral Norte. Os dados foram tratados quantitativamente através da estatística descritiva, e qualitativamente através da análise de conteúdo. Os resultados ressaltam a existência de concordâncias e diferenças entre gestores das empresas públicas e privadas. Na visão dos entrevistados essas características são essenciais para o exercício da liderança e o desenvolvimento de competências. Observou-se que as competências para o desenvolvimento de liderança estão relacionadas com a capacidade de aprimoramento, relacionamento e comprometimento com as metas.

 

Biografia do Autor

Carina, Universidade de Taubaté

Mestranda. Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento Regional pela Universidade de Taubaté

Quésia Postigo KAMIMURA, Universidade de Taubaté

Doutora em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo. Coordenadora-Adjunta do Mestrado em Gestão e Desenvolvimento Regional. Universidade de Taubaté. Coordenadora do grupo de pesquisa Cnpq Saúde, Qualidade de Vida e Desenvolvimento.

Marilsa de Sá RODRIGUES4, Universidade de Taubaté

Doutora em Administração de Empresas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Docente-pesquisadora no Mestrado em Gestão e Desenvolvimento Regional. Universidade de Taubaté

Adriana Leônidas de OLIVEIRA

Doutora em Psicologia. Docente-pesquisadora no Mestrado em Gestão e Desenvolvimento Regional. Universidade de Taubaté. Coordenadora do grupo de pesquisa Cnpq Saúde, Qualidade de Vida e Desenvolvimento.

Downloads

Publicado

31.12.2021

Como Citar

de Souza FONSECA, C. ., Moreira, B., Quésia Postigo KAMIMURA, Q. P. K., Marilsa de Sá RODRIGUES4, M. de S. R., & Adriana Leônidas de OLIVEIRA, A. L. de O. (2021). PERCEPÇÃO DE COMPETÊNCIAS DE LIDERANÇA: ESTUDO COMPARATIVO ENTRE INSTITUIÇÃO FINANCEIRA PÚBLICA E PRIVADA. Latin American Journal of Business Management, 12(2). Recuperado de https://www.lajbm.com.br/index.php/journal/article/view/680

Edição

Seção

Artigos