ANÁLISE DO PERFIL DE QUALIFICAÇÃO DOS OPERADORES DO CONCRETO USINADO NA CIDADE DE MARABÁ-PA

Autores

Palavras-chave:

Concreto, pesquisa de campo, qualidade, qualificação.

Resumo

A qualificação dos operadores da área de construção civil reflete diretamente nos produtos gerados nesta atividade. Esta pesquisa realizou um estudo sobre qualificação e conhecimento dos trabalhadores da construção civil, quanto ao concreto usinado da cidade de Marabá – PA. A metodologia aplicada constituiu-se em pesquisa de campo junto aos diferentes agentes consumidores do concreto, com enfoque no perfil de qualificação e conhecimento dos operadores do concreto usinado. Foi aplicado um questionário a 64 entrevistados, no qual foram abordadas informações tais como perfil profissional, grau de instrução, capacitação e conceitos sobre concretagem, caracterizando-se pela abordagem preponderantemente quali e quantitativa. A cidade de Marabá apresenta grande potencial de crescimento na área da construção civil; contudo, o grau de instrução dos operacionais foi de 53,84% com escolaridade abaixo do ensino médio; a idade média dos operadores pesquisados foi de 35 anos e o baixo conhecimento dos mesmos acerca das normas que regem a confecção do concreto, também foi registrado na pesquisa. Os resultados aqui apresentados servirão de incentivo para o desenvolvimento de polí­ticas públicas com objetivo de proporcionar melhor qualificação aos trabalhadores, fato que refletirá diretamente na qualidade do concreto oferecido aos consumidores.

Biografia do Autor

Dalila Amorim dos Santos, Unifesspa

Possui graduação em Engenharia de Materiais pela Universidade Federal do Pará (2009) e pós graduada em Engenharia da Produção, Engenharia da Qualidade e mestranda em Propriedade Intelectual e tranferência de tecnologia para a inovação.Técnico-Administrativo em Educação da Universidade Federal do Pará, atualmente é chefe do setor de meio ambiente e Técnico - Administrativo no setor de Serviços Continuados da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará na Secretaria de Infraestrutura. Tem experiência na área de Engenharia de Produção e especialista em Qualidade, com ênfase em Planejamento, Projeto e Controle de Sistemas de Produção

Gilmara Regina Lima Feio, Unifesspa

Possui graduação em Geologia pela Universidade Federal do Pará (2005), mestrado em Geologia e Geoquí­mica pela Universidade Federal do Pará (2007) e doutorado em Geologia e Geoquí­mica pela Universidade Federal do Pará (2011). Atualmente é professora associada da Faculdade de Geologia e do Programa de Pós-graduação em Propriedade Intelectual e transferência de Tecnologia para a inovação, Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará. Foi diretora da Faculdade de Geologia entre 2016-2020 e atualmente está no cargo de pró-reitora de Pós-graduação, Pesquisa e Inovação Tecnológica da Unifesspa. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Petrologia e geoquí­mica, atuando principalmente nos seguintes temas: granito, evolução crustal, Proví­ncia Carajás. Mãe de uma menina de 6 anos. Sou a favor de polí­ticas institucionais que considerem a maternidade.

Elias Fagury Neto, Unifesspa

Possui graduação em Engenharia Quí­mica pela Universidade Federal do Pará (1997), mestrado em Engenharia de Materiais pela Universidade Federal de São Carlos (2000) e doutorado em Ciência e Engenharia de Materiais pela Universidade Federal de São Carlos (2005). Atualmente é Professor Associado da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, lotado no Instituto de Geociências e Engenharias. Como pesquisador, tem experiência na área de Engenharia Metalúrgica e de Materiais, com ênfase em Materiais Cerâmicos e Compósitos, atuando principalmente nos seguintes temas: reciclagem e reaproveitamento de rejeitos industriais, sí­ntese e processamento de materiais cerâmicos e compósitos, cerâmicas refratárias e caracterização de materiais. Atua também em temas relacionados à Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia.

Downloads

Publicado

31.12.2021

Como Citar

dos Santos, D. A., Feio, G. R. L., & Neto, E. F. (2021). ANÁLISE DO PERFIL DE QUALIFICAÇÃO DOS OPERADORES DO CONCRETO USINADO NA CIDADE DE MARABÁ-PA. Latin American Journal of Business Management, 12(2). Recuperado de https://www.lajbm.com.br/index.php/journal/article/view/627

Edição

Seção

Artigos Científicos