COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS: UM ESTUDO COMPARATIVO ENTRE OS CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA EM PROCESSOS GERENCIAIS DO INSTITUTO FEDERAL DE SÃO PAULO

Autores

  • Juliana Bárbara Moraes
  • Marilsa de Sá Rodrigues

Palavras-chave:

Competência. Conhecimento. Habilidade. Atitude. Ensino Superior.

Resumo

Este artigo teve como objetivo classificar, segundo os conceitos do C.H.A. (Conhecimentos, Habilidades e Atitudes), as competências profissionais previstas nos Projetos Pedagógicos de Curso – PPCs dos Cursos Superiores de Tecnologia em Processos Gerenciais ofertados por três unidades do Instituto Federal de São Paulo - IFSP, verificando quais delas são mais enfatizadas, assim como demonstrando as convergências e divergências existentes. O presente estudo, de abordagem qualitativa, utilizou a metodologia das pesquisas exploratória e descritiva e, quanto aos procedimentos técnicos, documental e bibliográfica. Os resultados encontrados constataram que há divergências entre as competências profissionais previstas nos PPCs dos cursos havendo ainda indí­cios da falta de padronização na elaboração do referido perfil. Resultou ainda na constatação de que, do somatório total de competências previstas nos PPCs das três unidades, apenas metade delas possuí­am convergências e correspondências entre si.

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Publicado

28.05.2020

Como Citar

Moraes, J. B., & Rodrigues, M. de S. (2020). COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS: UM ESTUDO COMPARATIVO ENTRE OS CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA EM PROCESSOS GERENCIAIS DO INSTITUTO FEDERAL DE SÃO PAULO. Latin American Journal of Business Management, 10(2). Recuperado de https://www.lajbm.com.br/index.php/journal/article/view/577

Edição

Seção

Artigos Científicos