EDUCAÇÃO CAMPESINA: CURRÍCULO, IDENTIDADE E DIVERSIDADE CULTURAL DA ESCOLA MUNICIPAL OZIEL ALVES DE AÇAILÂNDIA/MA
Palavras-chave:
Currículo. Currículo Social. Educação do Campo. Saberes Campesinos.Resumo
Este artigo tem por objetivo analisar se o currículo ofertado pela Escola Municipal Oziel Alves, escola campesina do município de Açailândia/MA, atende às características da vida no campo e se contempla o currículo social da comunidade em que os alunos estão inseridos. O currículo educacional é entendido como o conjunto de intenções que permeia todo o ambiente escolar, bem como as interações deste com a comunidade ao seu entorno. No entanto, questiona-se se é possível ofertar um currículo educacional para uma escola campesina, articulando-o a vida dos alunos de forma que a reafirme suas identidades e diferenças culturais. Como procedimento metodológico optou-se pela pesquisa qualitativa pelo fato desta não se preocupar com a representatividade numérica, mas com o aprofundamento da compreensão de um grupo social ou de uma organização. Na análise dos dados optou-se pela análise do discurso com base em Michel Foucault, considerando que suas preocupações problematizam as práticas discursivas implicadas nas relações de poder estabelecidas na sociedade. A investigação na Escola Municipal Oziel Alves verificou que a atuação de profissionais que cursaram Licenciatura em Educação do Campo oportuniza aos educandos práticas pedagógicas que valorizam a cultura local, pela qual os saberes campesinos são incorporados ao currículo escolar de modo integrado.Métricas
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Publicado
28.05.2020
Como Citar
Nascimento, K. J. L., Galvão Junior, L. da C., & Oliveira, E. A. de A. Q. (2020). EDUCAÇÃO CAMPESINA: CURRÍCULO, IDENTIDADE E DIVERSIDADE CULTURAL DA ESCOLA MUNICIPAL OZIEL ALVES DE AÇAILÂNDIA/MA. Latin American Journal of Business Management, 10(2). Recuperado de https://www.lajbm.com.br/journal/article/view/570
Edição
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Artigos Científicos
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