ESTUDO DAS CARACTERÍSTICAS BÁSICAS DOS SISTEMAS DE CONTROLE GERENCIAL EM EMPRESAS INTERNACIONALIZADAS NO SETOR DE SERVIÇOS EM T.I.

Autores

  • Josir Simeone Gomes
  • Julio Antonio da Silva Gomes
  • Marcelo Nassif de Magalhães

Palavras-chave:

Controle Gerencial, Internacionalização, Tecnologia da Informação

Resumo

O objetivo deste estudo foi avaliar as caracterí­sticas dos sistemas de controle gerencial de empresas do setor de serviços de Tecnologia da Informação e o impacto do processo de internacionalização sobre estes sistemas. Para tal, foi utilizada a abordagem quantitativa, em que se empregou o questionário como instrumento para a coleta de dados. Com as respostas obtidas, foi composta uma amostra de vinte e três empresas internacionalizadas. As respostas foram analisadas através de estatí­stica descritiva e de estatí­stica não paramétrica, utilizando-se o teste de Correlação de Spearman. Os principais resultados apontam que as empresas que estão em um estágio mais avançado de internacionalização utilizam uma maior quantidade de ferramentas de controle gerencial do que outras que estão em um patamar inferior. Foi identificado, ainda, que as empresas, independentemente de seu porte, utilizam ferramentas de controle gerencial de acordo com o referencial teórico utilizado na pesquisa.

Downloads

Publicado

17.01.2017

Como Citar

Gomes, J. S., Gomes, J. A. da S., & Magalhães, M. N. de. (2017). ESTUDO DAS CARACTERÍSTICAS BÁSICAS DOS SISTEMAS DE CONTROLE GERENCIAL EM EMPRESAS INTERNACIONALIZADAS NO SETOR DE SERVIÇOS EM T.I. Latin American Journal of Business Management, 7(2). Recuperado de https://www.lajbm.com.br/index.php/journal/article/view/352

Edição

Seção

Artigos Científicos