Implantação da metodologia QFD: uma proposta para pequenas e médias empresas brasileiras no setor de serviços de telecomunicações

Autores

  • Paulo César Ribeiro Quintairos
  • Edson Aparecida de Araújo Querido Oliveira
  • Bruno Duarte

Palavras-chave:

Qualidade, Serviços, Desdobramento da Função Qualidade (QFD)

Resumo

O Desdobramento da Função Qualidade (QFD) é uma ferramenta da Qualidade cuja finalidade é auxiliar às empresas no aprimoramento dos serviços prestados aos seus clientes. Neste artigo é apresentado um modelo de plano para implantação da QFD em uma pequena empresa do setor de serviços de telecomunicações. A pesquisa é um estudo de caso, de caráter exploratório e descritivo. Trata-se de um trabalho bibliográfico e documental, sendo que partes dos documentos refletem a vivência dos processos administrativos na empresa. Os resultados obtidos apontam que pequenas e médias empresas, prestadoras de serviços no setor de telecomunicações, podem obter vantagens ao adotar a QFD. A adoção dessa ferramenta possibilita a melhoria dos processos e avaliação dos clientes, utilizando a ferramenta para medir qualidade obtida.

Downloads

Como Citar

Quintairos, P. C. R., Oliveira, E. A. de A. Q., & Duarte, B. (2014). Implantação da metodologia QFD: uma proposta para pequenas e médias empresas brasileiras no setor de serviços de telecomunicações. Latin American Journal of Business Management, 4(2). Recuperado de https://www.lajbm.com.br/index.php/journal/article/view/174

Edição

Seção

Artigos Científicos